Biossegurança na odontologia

Páginas: 3 (698 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2011
[pic]

Universidade Federal da Paraíba
Aluno: Matheus Sousa Peixoto
Curso: Odontologia 2011.2
Matéria: Anatomia I

Circulação sistémica

A circulação sistémica, também denominada grandecirculação ou circulação geral, é um dos circuitos que integram a circulação sanguínea dupla e estabelece-se entre o coração e todo o corpo. Neste circuito, o sangue arterial sai do coração e dirige-separa todos os órgãos, regressando como sangue venoso ao coração.
O circuito sistémico inicia-se no ventrículo esquerdo, cuja contração faz sair o sangue arterial do coração, pela artéria aorta,dirigindo-se para todo o corpo. Ao nível dos tecidos, o sangue arterial transforma-se em sangue venoso e regressa ao coração, para a aurícula direita, através das veias cavas, terminando a circulaçãosistémica.

Circulação pulmonar
[pic]
[pic]

Circulação Pulmonar ou Pequena circulação é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna ricoem oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração.

Inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração.

O sangue, pobre em oxigênio e rico em gáscarbônico, entra no ventrículo direito e é bombeado para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões. Nestes, percorre as arteríolas pulmonares e capilares pulmonares, onde se realizaa hematose pulmonar, processo de trocas gasosas que eliminam o gás carbônico do sangue e o tornam rico em oxigênio.

O sangue, rico em oxigênio, passa pelas vênulas pulmonares, para as veias pulmonares eretorna para o coração entrando no átrio esquerdo.

Resumidamente, a circulação pulmonar é composta por: ventrículo direito - artéria pulmonar - pulmão - veias pulmonares - átrio esquerdo - átrioesquerdo. A partir daí o sangue passa para a artéria aorta dando início à grande circulação.

Na pequena circulação, o sangue venoso sai do coração e segue para os pulmões pela artéria pulmonar....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • biossegurança em odontologia
  • Biossegurança na Odontologia
  • BIOSSEGURANÇA NA ODONTOLOGIA
  • Biossegurança em odontologia
  • Biossegurança em odontologia
  • Biossegurança na Odontologia
  • Biossegurança na Odontologia
  • BIOSSEGURANCA NA AREA DA ODONTOLOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!