Biosfera trabalho pronto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biosfera como fonte de materiais úteis: gás Natural e petróleo.
Biosfera como fonte de materiais úteis: gás Natural e petróleo.
2012
Eduardo Augusto Tóffuli Jr. Nº 11 3A
E. E. Prof.ª Yolanda Ascêncio
01/01/2012
2012
Eduardo Augusto Tóffuli Jr. Nº 11 3A
E. E. Prof.ª Yolanda Ascêncio
01/01/2012

A biosfera

A biosfera é o espaço da vida que envolve o planeta Terra. Seu limitesuperior é a camada de ozônio, situada a 14 km de altura no equador e aproximadamente a 7 km dos polos; camada essa que protege os seres vivos da radiação ultravioleta do sol. Seu limite inferior varia desde os primeiros centímetros de profundidade do solo, junto à sua superfície, até o fundo do oceano (aproximadamente 10 km). A Biosfera como espaço de vida do planeta é muito pequeno, e pode serconsiderado como uma lâmina bastante estreita que envolve a Terra, como se tratasse de uma folha de papel se comparar sua espessura com o volume total do planeta.

Embora seja uma película bastante estreita, a Biosfera apresenta uma estrutura bastante complexa e dinâmica: sua composição varia continuamente, pois é o resultado da atividade biológica que nela se realiza permanentemente há milhares deanos. Entre as quais as atividades antrópicas (do homem) que de forma bastante rápida, especialmente nestes últimos 50 anos, muito lhe tem influenciado. Fisicamente a Biosfera está composta de três partes: a hidrosfera (água, ambiente líquido: rios, lagos, mares), a litosfera (parte sólida da terra acima do nível das águas: rochas, solo) e a atmosfera (camada de gás que envolve a terra: ar e seuscomponentes). Seus elementos fundamentais (água, solo e ar), junto com a energia do sol (energia radiante) constituem a vida no planeta tal como a conhecemos manifestada tanto na forma animal como vegetal.

A posição do nosso planeta com relação ao sol fornece condições únicas propícias para a existência da vida, pelo menos da forma como nós a conhecemos e percebemos. A biosfera fornece as condiçõesde uma verdadeira estufa (daí o nome do fenômeno efeito estufa), uma vez que permite a união ideal entre temperatura e água de forma constante e em quantidade ideal para a manifestação das diversas formas de vida animal e vegetal.
A biosfera oferece também materiais úteis para os seres humanos, como o gás natural e o petróleo.
O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves encontradano subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70 % em volume. A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido, processo de produção, condicionamento, processamento, e transporte. O gás natural é um combustível fóssil e uma energia não renovável.
O gás natural é encontrado no subsolo através de jazidas de petróleo, poracumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos. É o resultado da degradação da matéria orgânica de forma anaeróbica oriunda de quantidades extraordinárias de micro-organismos que, em eras pré-históricas, se acumulavam nas águas litorâneas dos mares da época. Essa matéria orgânica foi soterrada a grandes profundidades e, poristo, sua degradação se deu fora do contato com o ar, a grandes temperaturas e sob fortes pressões.
Composição
A composição do gás natural pode variar muito, dependendo de fatores relativos ao reservatório, processo de produção, condicionamento, processamento e transporte. De uma maneira geral, o gás natural apresenta teor de metano superiores a 70% de sua composição, densidade menor que 1 e podercalorífico superior entre 8.000 e 10.000 kcal/m3, dependendo dos teores de pesados (etano e propano principalmente) e inertes (nitrogênio e gás carbônico). No Brasil a especificação do gás natural para comercialização e transporte está estabelecida pela Resolução Nº 16 de 17 de junho de 2008[1] da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Riqueza
Conjunto de componentes do gás natural mais pesado...
tracking img