Biosegurança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre cuidados com pacientes e com profissionais de saúde, com foco em pacientes acamados, sobre seus cuidados e higiene para não contaminação, sobre cuidados com fraturas abertas e fechadas também sobre cuidados com paciente na hora do banho como locomoção e ajuda para ir ao banheiro e um pouco sobre massagem de conforto em pacientes. Abordando também sobrecuidados com os profissionais de saúde focando os EPIS como meio de proteção fundamental e falando um pouco sobre cada um deles e locais onde são grande os riscos de contaminação.

Desenvolvimento
Os profissionais de Enfermagem, que lidam diretamente com a vida humana, têm necessidade de desenvolver habilidades e técnicas, pessoais, comunicativas e de organizção. Como meta a realizar umaassistência de qualidade.
O objetivo da Assistência de Enfermagem é sempre promover equilíbrio fisiológico e emocional ao paciente. O profissional precisa conhecer e compreender cada vez mais a condição humana do paciente e promover o respeito à autonomia e a dignidade de cada um.
Hoje em dia com hospitais sempre lotados, cada vez mais temos de ser profissionais e dedicados com nossos trabalhos comintenção de melhorar a auto estima dos pacientes e sempre tratando eles bem e fazendo o maximo possivel para seu bem estar.
Cuidados com paciente acamado
Cuidar de pacientes acamados é uma tarefa que requer uma atenção especial. Devido ao estado de saúde, essas pessoas, na maioria dos casos, encontram-se debilitadas e precisam de apoio, paciência e compreensão.
Os cuidados com a higiene,alimentação e transporte são fundamentais para evitar problemas que podem surgir durante o tratamento. Manter a limpeza do ambiente, do leito e o cuidado nas trocas de roupas, no banho e no preparo dos alimentos devem ser rotina para evitar infecções e complicações. Não só o técnico de enfermagem, mas todas as pessoas que têm contato com acamado devem manter a higiene e sempre lavar bem as mãos antes detocar em qualquer utensílio ou alimento do paciente.
Mais do que cuidar do corpo, essas pessoas precisam também de apoio moral, para que não se sintam um “peso” para seus familiares e cuidadores. Trabalhar a autoestima pode ajudar muito na melhora do estado do paciente. Por isso, é função de todos que convivem com ele garantir que se sinta sempre querido e, sempre que possível, integrá-lo àsatividades da família.
Cuidados com Fraturas

Fratura Fechada: Caracteriza-se pela ocorrência de dor intensa, deformação do local afetado (se comparado com a parte normal), incapacidade ou limitação de movimento e edema (inchação) no local;
Fratura Aberta: Neste caso, deve-se proteger o ferimento com gaze ou pano limpo antes de imobilizar, a fim de evitar a penetração de poeira ou qualquersubstância que favoreça uma infecção.
O paciente que sofreu algum tipo de fratura, seja ela exposta ou fechada, necessita de muita atenção e cuidados especiais, pois, qualquer movimento brusco ou errôneo, pode afetar seu ferimento, causando dor, desconforto e prejudicar o tratamento.
No ambiente hospitalar ou ambulatorial, a mobilização do paciente deve ser orientada pelo fisioterapeuta, que,analisando a situação, indicará a forma mais adequada e segura de realizar o procedimento, que será executado pela equipe de fisioterapeutas ou de enfermagem.
Orientado também pelo fisioterapeuta responsável. Os efeitos da massagem são extremamente benéficos a um paciente imobilizado, tanto antes da cirurgia, casa haja necessidade, ou depois.

Banho
Os primeiros cuidados com o paciente começa pelasua limpeza o tecnico de enfermagem deve acompanhar o paciente ao banho sempre que necessario e em alguns casos ajudalo em todo processo. O material deve ser organizado perto do paciente, estando ele em condições ou não de tomar banho sozinho. A água deve estar em uma temperatura agradável, se houver algum familiar ou acompanhante pedir ajuda.
Enquanto o paciente esta no banho o técnico de...
tracking img