Biorrefinarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1. Introdução 3
2. Biomassa 4
3. Biorrefinaria 6
4. Tipos de Biorrefinaria 9
5. Indústria Verde 15
6. Matéria-prima 18
7. Descrição do processo 20
8. Análise Mercadológica e Econômica 26
9. As Biorrefinarias e o Meio Ambiente 29
10. Conclusão 34
11. Referências Bibliográficas 36

1. Introdução
O século XXI é marcado pela preocupação com o desenvolvimentosustentável das nações e pela otimização de inúmeros processos produtivos empregando tecnologia de ponta. Sabendo-se que a matriz energética de um país está intimamente relacionada com a sua capacidade de desenvolvimento, é notória a busca incessante por novas fontes de energia renováveis, principalmente, pelos países que são extremamente dependentes da importação de matérias-prima de origem fóssil.Mais do que substituir as fontes de energia de origem fóssil, há uma busca crescente por materiais capazes de substituir os produtos obtidos a partir do processamento destas matérias-primas de origem fóssil. São estes os chamados bioprodutos, produtos que respeitariam as diretrizes da chamada “química verde”. Compreende-se como química verde a realização de sínteses que empreguem reagentes nãotóxicos, processos produtivos sustentáveis e geração de produtos com rendimento ótimo e subprodutos com algum valor comercial ou de baixo impacto ambiental.
Dentre os produtos da indústria petroquímica mais presentes no nosso dia-a-dia, tem-se os materiais poliméricos que compreendem os plásticos e borrachas em geral. Reconhece-se a importância dos materiais poliméricos na atualidade devido à revoluçãotrazida por suas propriedades de resistência, ductilidade, baixo custo, abundância e versatilidade que viabilizam o seu emprego em diferentes transformações industriais de modo a gerar produtos com aplicação predominante na indústria de embalagens, descartáveis, calçados, dentre outros. A busca por uma forma de obtenção destes materiais por intermédio de uma via sustentável tornou-seimprescindível.
Com base nessa realidade dentre as biorrefinarias atualmente existentes, buscou-se dar enfoque a biorrefinaria para a produção do polietileno verde. Este projeto é uma inovação tecnológica que se tornou realidade recentemente, o que impede que os seus impactos na sociedade e sua aceitação no mercado ainda não sejam completamente conhecidos, mas que permite demonstrar a possibilidade deassociar os conceitos de química verde a um processo produtivo sustentável e com amplo mercado consumidor, ou seja, com alta rentabilidade esperada.

2. Biomassa
Biomassa é todo material orgânico, não fóssil, que tenha conteúdo de energia química no seu interior, o que inclui todas as vegetações aquáticas ou terrestres, árvores, biomassa virgem, lixo orgânico, resíduos de agricultura, esterco deanimais e outros tipos de restos industriais.

Figura 1 - Ciclo da biomassa
Fonte: http://biomassa3.blogspot.com/
Figura 1 - Ciclo da biomassa
Fonte: http://biomassa3.blogspot.com/

A biomassa pode ainda ser classificada como biomassa tradicional ou biomassa moderna.
Biomassa tradicional Biomassa empregada de maneira não-sustentável, como a madeira obtida a partir de práticas dedesmatamento, que é empregada industrialmente como combustível ou, em pequena escala, dentro de residências para cozinhar e aquecer, sendo a grande responsável pela poluição do ar do interior da casa, o que traz prejuízos para a saúde, principalmente, de mulheres, crianças e idosos.
Biomassa moderna Biomassa empregada de maneira sustentável. Inclui a geração de calor e eletricidade, bem como a produçãode combustíveis, a partir de resíduos agrícolas e florestais, e também de outros resíduos sólidos.
Para que o uso de uma biomassa seja considerado como sustentável deve-se contabilizar todas as emissões de gases causadores do efeito estufa, ao longo de toda a cadeia, incluindo as rotas de conversão utilizadas.
2.1 Biomassa e energia
A energia com base na biomassa pode ser classificada...
tracking img