Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Carboidratos
Quando a palavra “carboidratos” foi inventada, referia-se originalmente a compostos com a fórmula geral..... .Entretanto, somente açucares simples, ou monossacarídeos, encaixam-se exatamente nessa fórmula. Os outro tipos de carboidratos, oligossacarídeos e os polissacarídeos, são baseados nas unidades de monossacarídeos e apresentam uma pequena diferença nas suas fórmulas gerais.Os oligossacarídeos são formados quando poucos (do grego oligo) monossacarídeos estão ligados. A reação que agrega unidades de monossacarídeos a uma molécula nascente de carboidratos envolve a perda de uma água para cada nova ligação formulada, justificando a diferença na fórmula geral.
Muitos carboidratos comumente encontrados são polissacarídeos, incluindo o glicogênio, o qual é encontrado emanimais, e o amido e a celulose, que ocorrem nas plantas. Os carboidratos desempenham vários papéis importante na bioquímica. Em primeiro lugar, eles são a principal fonte de energia. Em segundo lugar, os oligossacarídeos possuem um papel-chave nos processos que ocorrem na superfície das células, particularmente nas interações célula-célula e no reconhecimento imune. Além disso, os polissacarídeossão componentes estruturais essenciais de várias classes de organismos. A celulose é o principal componente do capim e das árvores, e outros polissacarídeos são os principais componentes das paredes celulares de bactérias.
Os três exemplos mais importantes de oligossacarídeos são os dissacarídeos sacarose, lactose e maltose. A sacarose é o açúcar comum de mesa, a lactose ocorre no leite e amaltose é obtida a partir da hidrólise do amido. Em polissacarídeos , a unidade de repetição do polímero é frequentemente limitada a um ou dois tipos de monômeros. A celulose e a quitina são polímeros baseados em dois únicos tipos de unidades de monômeros – a glicose e a N-acetilglicosamina, respectivamente. Os dois polímeros atuam estruturalmente nos organismos. O amido, encontrado em plantas, e oglicogênio, que ocorre em animais, são polímeros de glicose para armazenamento de energia. Eles se diferem no grau de ramificação na estrutura do polímero, e diferem-se da celulose na esteoquímica da ligação glicosídica entre os monômeros. Em glicoproteínas, os resíduos de carboidratos são ligados covalentemente à cadeia polipeptídica; as glicoproteínas atuam como sítios de reconhecimento deantígenos.

Lipídeos
Os lipídeos são compostos que ocorrem com bastante freqüência na natureza. São encontrados em locais tão diversos como a gema de um ovo e o sistema nervoso humano, e são importantes componentes de membranas de plantas, animais e micróbios. A definição de um lipídeo é baseada na solubilidade. Os lipídeos são (na melhor das hipóteses) pouco solúveis em água e solúveis emsolventes orgânicos, como no clorofórmio e na acetona. Óleos e gorduras são lipídeos típicos em termos de solubilidade, mas esse fato não define sua natureza química. Em termos químicos, os lipídeos são uma mistura de compostos que partilham algumas propriedades baseadas em similaridades estruturais, principalmente uma preponderância de grupamentos apolares.
Se classificados de acordo com suanatureza química, os lipídeos poderão pertencer a dois grupos. Um deles consiste de compostos com cadeia aberta com cabeças polares e longas causadas apolares e inclui os ácidos graxos, os triacilgliceróis, os esfingolipídeos, os fofoacilgliceróis e os glicolipídeos. O segundo grupo consiste de compostos de cadeia cíclica, os esteróides. Um importante representante desse grupo é o colesterol.Aminoácidos
Os aminoácidos, os quais são as unidades monoméricas das proteínas, possuem uma estrutura geral em comum, com um grupo amina e um grupo carboxila ligados ao mesmo átomo de carbono. As naturezas das cadeias laterais, referidas como grupo R, são as bases das diferenças entre os aminoácidos.
Exceto pela glicina, os aminoácidos podem existir em duas formas, designadas como L e D. Esses dois...
tracking img