Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A bioquímica estuda as estruturas moleculares, os mecanismos e os processos químicos responsáveis pela vida. Os organismos vivos continuamente efetuam atividades funcionais que permitem a sua sobrevivência, crescimento e reprodução. Para realizar as suas funções, os seres vivos dependem da capacidade de obter, transformar, armazenar e utilizar energia. Sem energia eles perdem a vitalidade emorrem. A maioria dos constituintes moleculares apresentam formas tridimensionais que executam milhões de reações químicas entre si para manter e perpetuar a vida. Em bioquímica, a estrutura, a organização e as atividades potenciais dessas moléculas são examinadas na tentativa de elucidar que aspecto promovem as indispensáveis contribuições à manutenção da vida.
Os organismos vivos são estruturalmentecomplexos e diversificados. Todavia, muitas características são comuns a todos eles. Todos fazem uso das mesmas espécies de moléculas complexas e extraem a energia do meio ambiente para as suas funções. Quando as moléculas que compõem os seres vivos são isoladas, estão sujeitas a todas as leis da química e da física que regem o universo não vivo.
Apesar da grande diversidade dos processosbioquímicos que envolvem a integração funcional de milhões de moléculas para manter e perpetuar a vida, a ordem biológica é conservada pelos seguintes processos: (1) síntese de biomoléculas, (2) transporte de íons e moléculas através das membranas, (3) produção de energia e movimento e (4) remoção de produtos metabólicos de excreção e substâncias tóxicas.
Os processos dos seres vivos consistem dereações químicas catalisadas por enzimas. As reações celulares, conhecidas coletivamente como metabolismo, resultam de atividades altamente coordenadas. Os tipos mais comuns de reações encontradas nos processos bioquímicos são: (1) substituição nucleófila (doador de par de elétrons), (2) eliminação, (3) adição, (4) isomerização e (5) oxidação e redução.
Células: a unidade básica da vida
Ascélulas são as unidades estruturais e funcionais de todos os organismos vivos. Elas diferem amplamente em suas estruturas e funções, mas todas são circundadas por uma membrana que controla o transporte de algumas substâncias químicas para dentro e para fora da célula.
As células são classificadas de acordo com seu tamanho e complexidade em uma das duas categorias: procarióticas e eucarióticas.Procarióticas (do grego pro, antes); onde o material genético
não está delimitado em um envelope nuclear. As procarióticas incluem bactérias e cianobactérias. São organismos unicelulares que podem existir em associação, formando colônias de células independentes. Não apresentam estrutura intracelular (citoesqueleto). A sua estrutura é mantida pela parede celular. São subdivididas em três gruposdistintosmorfologicamente:
Bactérias: microrganismos confinados por uma rígida parede celular.
Micoplasma: organismo pleomórfico sem parede celular.
Cianobactérias, são capazes de utilizar a energia eletromagnética do sol, pois são dotadas de um aparelho membranoso fotossintético.
Eucarióticas (do grego eu, "verdadeiro", ekaryon, "núcleo"); onde o material genético está organizado emcromossomos e está contido dentro de um envelope nuclear. São organismos complexos e podem ser unicelulares ou multicelulares. As células eucarióticas possuem várias organelas limitadas por membranas no seu citoplasma, tais como, lisossomos, peroxissomos, mitocôndrias, retículo endoplasmático e aparelho de Golgi (Quadro 1.1). Os organismos eucarióticos são:
1 Introdução à Bioquímica
Unicelulares, ex.:levedo e protozoários (Paramecium).
Multicelulares que formam tecidos, ex.: animais e plantas.
Quadro 1.1. Resumo das organelas e de suas funções

Os seres vivos são formados por uma grande variedade de moléculas, tais como: carboidratos, lipídeos, proteínas, ácidos nucléicos e compostos relacionados. Além destas, outras substâncias estão presentes em pequenas quantidades: vitaminas,...
tracking img