Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios extras: metabolismo de carboidratos.

1. Seres humanos adultos sintetizam uma grande quantidade de ATP durante um dia, mas seu peso corporal não muda substancialmente. No mesmoperíodo, a estrutura e a composição de seus corpos também não mudam consideravelmente. Explique essa aparente contradição.

O ATP é constantemente gerado pelos organismos vivos e usado como fonte deenergia química nos processos endergônicos. Existe um bom controle de renovação das moléculas, mas não há uma troca líquida.

2. Porque os valores de ΔGº não são rigorosamente aplicados nos sistemasbioquímicos?

Dois aspectos estão envolvidos:

I) Muito raramente os reagentes in vivo estão nas concentrações – padrão; os valores reais de ΔGº (não ΔG) são muito dependentes das concentraçõeslocais, especialmente se o número de moléculas de reagentes e de produtos não forem iguais.
II) Os valores de ΔGº se aplicam rigorosamente à sistemas fechados, que podem chegar ao equilíbrio. Ossistemas bioquímicos, no entanto, são abertos e não chegam ao equilíbrio. As vias metabólicas são conectadas entre si e envolvem uma série de reações, com processos que tomam matéria do meio e liberamprodutos para o meio.

3. Que reações são pontos de controle da glicólise?

O ponto de controle na glicólise são as reações catalisadas pela hexoquinase, pela fosfofrutoquinase e pelapiruvatoquinase.

4. Células de câncer crescem tão rapidamente que elas têm uma taxa mais alta de metabolismo anaeróbico do que a maior parte dos tecidos do organismo, em especial no centro do tumor.Drogas, que envenenam as enzimas do metabolismo anaeróbico poderiam ser usadas no tratamento do câncer? Justifique sua resposta.

Isso é possível e é fato. Essas drogas também afetam os outrostecidos, inclusive a pele, o cabelo, as células do trato intestinal, e especialmente, o sistema imune e as células vermelhas do sangue. Pessoas em quimioterapia são normalmente mais suscetíveis a doenças...
tracking img