Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Água
O Solvente das Reações Bioquímicas
Principal componente da maioria das células. Solvente das reações que ocorrem no interior das células- Solvente polar: nas ligações O-H, o oxigênio é mais eletronegativo. Portanto, os elétrons envolvidos na ligação ficam mais próximos do oxigênio que adquire carga parcial negativa. Por sua vez os átomos de hidrogênio adquirem carga parcial positiva,formando um dipolo. - Compostos iônicos (ex: KCl, NaCl) e compostos polares com cargas parciais (dipolos - ex: etanol ou acetona) tendem a se dissolver em água em virtude da atração eletrostática entre cargas opostas.
A extremidade negativa da molécula de água atrai íons positivos ou a extremidade positiva de um dipolo. A extremidade positiva da molécula de água atrai um íon negativo ou aextremidade negativa de um dipolo. A interação entre cargas opostas deixa o sistema em arranjo energeticamente mais favorável para as moléculas de água, é termodinamicamente menos favorável se associar com moléculas apolares do que com outras moléculas de água. Como resultado, as moléculas apolares não se dissolvem em água e são chamadas de hidrofóbicas (Ex: hidrocarbonetos, óleos). As interações entremoléculas apolares são chamadas de interações hidrofóbicas.
Moléculas anfipáticas apresentam porções polares (hidrofílicas) e apolares (hidrofóbicas) e, em soluções aquosas, se agregam formando micelas.
Pontes de hidrogênio
Tem origem eletrostática e podem ser consideradas como um caso especial de interação dipolo-dipolo. Quando um hidrogênio é ligado covalentemente a um átomo eletronegativo (ex:O, N, F),ele assume uma carga parcial positiva em razão da ligação polar. Essa carga parcial positivado hidrogênio pode interagir com um par de elétrons não compartilhado de outro átomo eletronegativo- Grupo doador e Grupo aceptor da ponte de hidrogênio
Orientação entre grupo aceptor e doador da ponte de hidrogênio influencia em sua força de interação
Na água líquida, pontes de hidrogênio sãodesfeitas e renovadas de forma constante. Nos cristais de gelo, as pontes de hidrogênio são mais estáveis e o número de moléculas de água que se aglomeram é maior.
Por que a água é central para a bioquímica?
Praticamente todas as moléculas biológicas adotam suas formas (e, portanto, suas funções) em resposta às propriedades físicas e químicas da água circundante. O meio para a maioria dasreações bioquímicas é a água. Reagentes e produtos de reações metabólicas, nutrientes, assim como produtos de descarte, dependem da água para o transporte dentro e entre as células. A própria molécula de água participa de muitas reações químicas que dão suporte à vida (ex: fotossíntese, reações de hidrólise).
Aminoácidos
Objetivo
Um aminoácido é uma molécula orgânica formada por átomos de carbono,hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio unidos entre si de maneira característica. Alguns aminoácidos também podem conter enxofre. Os aminoácidos são divididos em quatro partes: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogênio, carbono alfa ( todas partes se ligam a ele), e um radical característico de cada aminoácido. Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando asproteínas. Para que as células possam produzir sua proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo
Metodologia
Variação no número ou na sequência de aminoácidos produz uma proteína diferente, uma grande variedade de proteínas é possível. A situação é semelhante à utilização de um alfabeto de 20 letras para formar palavras.Cada letra seria equivalente a um aminoácido, e cada palavra seria uma proteína diferente.
Os aminoácidos além de construir células e concertar os tecidos, formam anticorpos para combater as bactérias e vírus; fazem parte da enzima e do sistema hormonal; constroem nucleoproteínas (RNA e DNA); transportam oxigênio por todo corpo e participa nas atividades dos músculos.
Quando as...
tracking img