Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLHEITA, MANIPULAÇÃO E PROCESSAMENTO DE AMOSTRAS SANGUÍNEAS
RESUMO

Introdução: Uma das principais finalidades dos resultados dos exames laboratoriais é reduzir as dúvidas que a história clínica e o exame físico fazem surgir no raciocínio médico. Daí a importância em está atento no momento da coleta de sangue a todas as variações que poderá alterar o resultado de um exame sanguíneo, já que estefluido é o mais frequentemente utilizado para fins analíticos. A utilização de anticoagulantes e gel separado em tubos de coleta sanguínea em algumas situações é necessária, mas podendo também ser fontes de erros. Objetivos: demonstrar as técnicas de coleta, manuseio e processamento de sangue, bem como demonstrar possíveis alterações presentes nas amostras coletadas. Método: Realizamos a coletade material sanguínea por punção venosa em 3 voluntários de ambos os sexos. As amostras foram centrifugadas e a partir do soro e plasma realizou-se uma visualização, podendo verificar as possíveis alterações presentes nas amostras Resultados: Nas amostras coletadas foi possível observar diferentes alterações no soro ou plasma dos voluntários como: leve hemólise, leve lipidemia e a formação docoágulo de fibrina. Discussão e Conclusão: Um soro ou plasma lipêmico, hemolisado poderá interferir na realização de exames, entender os fundamentos da técnica de coleta, ajuda no momento de liberar um diagnóstico, por isso o trabalho deve ser feito com atenção e segurança. As visíveis alterações presentes em soros ou plasmas poderão indicar erros na coleta ou algo patológico no paciente.

Palavraschave: Sangue, material biológico, coleta.

1-INTRODUÇÃO


1. -Colheita e Manipulação de Amostras Sanguíneas

Uma das principais finalidades dos resultados dos exames laboratoriais é reduzir as dúvidas que a história clínica e o exame físico fazem surgir no raciocínio médico. A fase pré-analítica é responsável por cerca de 70% do total de erros ocorridos nos laboratórios clínicos que possuem umsistema de controle da qualidade bem estabelecido Para que o laboratório clínico possa atender, adequadamente, as normas, é indispensável que todas as fases do atendimento ao paciente sejam desenvolvidas seguindo os mais elevados princípios de correção técnica, considerando a existência e a importância de diversas variáveis biológicas que influenciam, significativamente, a qualidade final dotrabalho. Daí a importância em está atento no momento da coleta de sangue a todas as variações, como as cronobiológicas, gênero do paciente, idade, posição em que o paciente se encontra no momento da coleta, se realizou algum tipo de atividade física, se está jejum ou fazendo dieta e se faz uso de algum fármaco ou drogas de abuso, estas e outras variações poderá alterar o resultado de um examesanguíneo, já que este fluido é o mais frequentemente utilizado para fins analíticos (1).
A utilização de anticoagulantes e gel separado em tubos de coleta sanguínea em algumas situações é necessária. Mas, os anticoagulantes podem ser uma fonte de erro, pois eles poderão causar diluições variáveis do plasma ou inibir diferentes atividades enzimáticas presentes no sangue (2). No que se refere àmanipulação de material biológico (sangue) é importante que se tenha grandes cuidados, daí a importância em seguir as normas de biossegurança, como o uso dos EPI’s e já mais fazer re- encapamento de agulhas, métodos simples poderá prevenir acidentes (3).


1.2 - Anticoagulantes (EDTA e Fluoreto) e Gel separador

Os anticoagulantes são aditivos químicos utilizados para inibir a coagulação do sangue. Dentreos mais utilizados na rotina laboratorial estão: EDTA, citrato de sódio, heparina e fluoreto (4).

O Ácido Etilenodiaminotetracético (EDTA) está presente nos tubos que apresentam a tampa roxa, esse anticoagulante é um composto orgânico que age formando complexos muito estáveis com diversos íons metálicos. Em razão dessa propriedade, o EDTA é usado como anticoagulante do sangue, pois...
tracking img