Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Biofísica da visão (17/08/2011) 2 à 5

Biotermologia (24/08/2011) 6 à 8

Biofísica da audição (31/08/2011) 9 à 11

Biofísica da Respiração (14/09/2011) 12 à 14





Roberta Lins – MEDICINA – 1º Período/2011.2 BIOFÍSICA
Rio, 17/08/2011
Biofísica da Visão

Visão: Só consegue ver através de energia eletromagnética que éresultante da ação de campos magnéticos e campos elétricos que se propagam perpendicularmente pelo espaço.

Anatomia do olho – Globo ocular
As diversas estruturas do olho humano servem para:
• Manter a forma e movimentar o globo ocular
• Conduzir a luz até os fotossensores
• Focalizar a imagem da imagem dos objetivos sobre os fotorreceptores
• Nutrir, lubrificar e proteger o olho.
•Reduzir o ofuscamento
• Adaptar o olho a diferentes condições de luminosidade
• Conduzir as informações visuais para o sistema nervoso central
• Processar as informações visuais

O globo ocular possui na sua porção anterior uma parede que é transparente às radiações eletromagnéticas com comprimento de ondas entre 370 e 740nm. Nessa faixa estão as cores que são percebidas pelo olho humano.CJ/CO: Conjuntiva e Córnea
HA: Humor aquoso
CC: Corpo Ciliar
HV: Humor vítreo
R: Retina
C: Coroide
E:Esclerotica
NO: Nervo Optico
Cris: Cristalino


Córnea: 1º LENTE. Lente para formação de imagem.
Cristalino: Lente bicôncava focal que sofre influência dos músculos ciliares que são ativados através das fibras parassimpáticas do nervo motor. Divide o interior do olho em doiscompartimentos distintos.
Iris: Fica a frente do cristalino, é uma membrana móvel cuja cor determina a coloração do olho. É um diafragma que controla a entrada da luz. A abertura da Iris, por onde passa a luz chama-se PUPILA. Miose: focaliza objetos muito próximos, em ambientes iluminado – Contraída/ Midrase: focaliza objetos distantes, em ambiente pouco iluminado – Delatada
Humor aquoso: Liquido paralubrificar, transparente mais liquido
Humor vítreo: Liquido transparente mais gelatinoso, é rico em fibras colágenas e acido hialuronico. Conduz o eixo luminoso até a retina.
OBS: A produção e eliminação de HÁ é muito maior que a HV
Fóvea: Situada na mácula lútea, região predominantemente de cones. Onde se faz a formação da imagem
Nervo óptico: Leva o impulso elétrico



Parede do olho éformada por uma mucosa (conjuntiva - CJ e córnea - CO) – dividida em 3 camadas:
• Esclerótica: Membrana rígida e serve para dar forma ao globo ocular, é opaca as radiações visíveis, nela estão inseridos os músculos externos responsáveis pela movimentação do globo ocular
• Coroide: Rica em vasos sanguíneos e em pigmentos de cor negra (melanina), responsável pela nutrição da retina e diminuição da luzno interior do globo ocular.
• Retina: Estão os fotorreceptores, que são células nervosas responsáveis pela detecção da luz. Nela ocorre o primeiro estagio do processo das informações visuais.

Disco Optico ou Ponto cego:
A emergência do nervo Optico cria na retira uma região especial, chamada de Disco Optico (DO) ou Ponto cego, que se localiza próximo à FÓVEA (F). Nessa área não existemfotorreceptores e para ela convergem os vasos sanguíneos responsáveis pela nutrição dos tecidos do olho e pela formação dos humores transparentes.
Na esclerótica estão inseridos os músculos externos responsáveis pela movimentação do globo ocular. A coroide por sua vez, mais interna que a esclerótica é transparente a luz visível e participa com uma importante lente para a formação da imagem daretinia.
As diversas estruturas do olho são nutridas pela artéria central da retina e pela veia central da retina que penetram no olho através do nervo Optico.

A microscopia óptica mostra que a retina é uma membrana com estrutura complexa. Pode ser dividida em 10 camadas onde a primeira - epitélio pigmentar – descola mais facilmente, é a mais frágil. As outras são mais densas.
1. Epitélio...
tracking img