Bioquimica oleo de lorenzo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí-NOVAFAPI
Curso: Biomedicina-2º período
Disciplina: Bioquímica
Professora: Valéria Oliveira

Bioquímica

Teresina, 15 de setembro de2012

Diversidade da Bioquímica
A bioquímica é uma subdivisão da química que estuda as substâncias constituintes da matéria viva, bem como o mecanismo e as transformações químicas que ocorrem nointerior dos organismos vivos. Fundamentalmente, a Bioquímica concentra–se no estudo dos compostos orgânicos e de suas reações no interior dos organismos vivos.
Estudando–se os diversos organismosvivos se deve levar em consideração os seus elementos constituintes, os mecanismos necessários que permitem a sua composição relativamente constante, bem como certas modificações que venham a ocorrer nosmesmos, quer seja devido a mecanismos intrínsecos (fisiológicos e fisiopatológicos) ou por modificações em seu ambiente. A Bioquímica analisa esses fenômenos de maneira detalhada, tentandoexplicá–los, bem como, as substâncias químicas envolvidas e os fatores responsáveis pelo desencadeamento e manutenção de tais fenômenos.(http://www.marcasaude.com.br/pdf/apostilas/bioquimica/a-bioquimica-na-pratica-medica.pdf)
A Bioquímica como disciplina básica tem evoluído bastante nas últimas décadas, abordando praticamente todos os problemas existentes a nível molecular e contribuindo de formacategórica para se possível, responder e solucionar as dificuldades encontradas em determinadas áreas do conhecimento humano, especialmente no campo da prática médica.
Quando um organismo a nível celular oumulticelular está funcionando em condições de normalidade, é lógico se afirmar que do ponto de vista molecular, está ocorrendo uma produção de substâncias adequadas para o seu funcionamento, tanto emquantidade como em qualidade. Porém, quando um tecido, órgão ou um organismo adoece, é em última análise, um produto da desorganização molecular produzida por um desvio ou desordem de reações...
tracking img