Bioquimica clinica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Uma das principais finalidades dos resultados dos exames laboratoriais é reduzir as dúvidas que a história clínica e o exame físico fazem surgir no raciocínio médico. Para que o laboratório clínico possa atender, adequadamente, a este propósito, é ndispensável que todas as fases do atendimento ao paciente sejam desenvolvidas seguindo os mais elevados princípios de correção técnica,considerando a existência e a importância de diversas variáveis biológicas que influenciam, significativamente, a qualidade final do trabalho.
A proteína total é uma medição aproximada da proteína sérica que pode revelar o estado nutricional, doença renal, doença hepática e muitas outras condições. Se a proteína total estiver anormal, outros testes serão realizados para identificar a fração daproteína e, depois, qual proteína específica está anormal.
As proteínas são componentes importantes de todas as células e tecidos. As proteínas são feitas de aminoácidos. Há muitos tipos diferentes de proteínas no corpo com muitas funções diferentes, como, por exemplo, as enzimas, alguns hormônios, a hemoglobina (transporte de oxigênio), LDL (transporte de colesterol), fibrinogênio (coagulaçãosangüínea), colágeno (estrutura do osso e da cartilagem), imunoglobulinas (anticorpos).
As proteínas séricas são separadas em albuminas e globulinas, ou seja, a proteína total é uma soma das albuminas com as globulinas. A albumina é a proteína de maior concentração no soro (o plasma é o soro mais o fibrinogênio). A albumina transporta muitas células pequenas, mas também é de suma importância que apressão osmótica do sangue seja mantida (ou seja, que não se deixe o sangue vazar para os tecidos). As globulinas são divididas, de forma grosseira, em glóbulos alfa-1, alfa-2, beta e gama.
A Eletroforese de proteínas séricas é um método laboratorial simples para separar as proteínas presentes no plasma humano em frações, de acordo com suas respectivas cargas elétricas. Trata-se do testede triagem mais utilizado para nvestigação de anormalidades protéicas presentes no sangue.
O metabolismo da bilirrubina inicia-se com a degradação das hemácias no sistema retículo-endotelial em que a hemoglobina liberada é degradada em moléculas de globina e heme. O grupo heme é então catabolizado para formar biliverdina, que é posteriormente transformado em bilirrubina.
Marcador CardíacoIdeal: alta Sensibilidade e Especificidade, aparece rapidamente após IAM, permanece anormal por vários dias, permanece anormal por vários dias. Como não possui nenhum marcador assim, então é necessário avaliar vários exames laboratoriais.
Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia doorganismo porém quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. É classificada em tipo I, II, gestacional, pré-diabetes.
Os lípideos são compostos orgânicos com estrutura variada, insolúveis emágua ( ou baixa solubilidade), em sua molécula contem geralmente um álcool e um acido graxo. Podendo ser de origem animal (gordura) ou vegetal (óleos). Podem ser conhecidos como glicerídeos ou triacilglicerol. São óleos ou gordura em temperatura ambiente, mudando a temperatura, podem mudar de estado físico. Os lipídeos tem função de estocar energia, são emulsificantes ( mistura de substancia oleosacom outra não oleosa), atuam no transporte de vitaminas lipossolúveis (A,D,E, K), também atuam na manutenção da temperatura corpórea (isolamento térmico).
O metabolismo celular produz ácidos que tendem a modificar a concentração dos íons hidrogênio nos líquidos do organismo. A manutenção da concentração ideal de íons hidrogênio depende da ação de ácidos e bases existentes nos líquidos, da...
tracking img