Bioquímica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bioquimica

Aminoácido e Proteína
1-Quais os grupos funcionais que compõem o aminoácido?
R: Carboxila (COOH), amina (NH2) e grupo R variável
2- Explique aminoácidos básicos, neutros e ácidos?
R: Os aminoácidos cujo grupo R contem átomos de nitrogênio são aminoácidos básicos. (lisina e arginina)
Os aminoácidos cujo grupo R contem um grupo carboxila são aminoácidos ácidos. (Acido aspárticoe acido glutâmico)
Os aminoácidos que tem a mesma quantidade de grupamento ácido e básico são aminoácidos neutros.
3- No estudo geral dos aminoácidos encontrados nas ptns do organismo humano escreva a estrutura básica e indique os grupos reativos identificados nesta estrutura. Para cada grupo reativo indique uma função importante para as propriedades biológicas dos aminoácidos.
R:H
R-C-COO-
NH3
Os grupos reativos são a amina ( NH2 ), carboxila (COOH) .
E por meio do grupo amino de um aminoácido e grupo carboxila de outro que ocorre a ligação peptídica e consequentemente formação de proteínas e a partir do radical R que temos os vários tipos de aminoácidos (ácidos, bases) que vão formar asproteínas.
4- Defina estrutura primaria.
R: E a seqüência de aminoácidos ligados por ligações peptídicas (C-H).
5- Defina estrutura secundaria.
R: E aquela que resulta de interações entre grupos R próximos na estrutura.

6- Defina estrutura terciaria.
R: E aquela que resulta de interações de grupo R afastados na estrutura primaria. (e uma estrutura tridimensional, tem a forma enovelada)7- Defina estrutura quaternária, de um exemplo.
R: E aquela existente em proteínas com 2 ou mais cadeias onde este nível de organização representa interações entre cadeias. Exemplo hemoglobina (4 cadeias).
8- Explique como e formada e mantida a estrutura terciaria de uma proteína globular.
R: A estrutura terciaria e formada pelo enovelamento da cadeia polipeptídica e e mantida através deinterações fracas do tipo pontes de hidrogênio, interações iônicas, interações hidrofóbicas e pontes de dissulfeto.
9- O que e desnaturação de uma proteína.
R: E quando a proteína perde a sua estrutura nativa secundaria, terciaria e ou quaternária. A estrutura primaria não e modificada por desnaturação, isso pode ocorrer pela ação de agentes físicos (variação de temperatura) ou químicos (variação deph, forca ionica). O estado desnaturado esta sempre correlacionada com a perda de função de uma proteína.
10- Faca uma avaliação critica sob a seguinte afirmação: A desnaturação das proteínas e sempre um processo irreversível.
R: Não, a afirmativa esta incorreta porque a proteína pode ser renaturada desde que o agente desnaturante não deixe seqüelas na estrutura da proteína.
11- O que e pontoisoelétrico?
R: E o valor de pH onde os aminoácidos são eletricamente neutros ou E o valor de pH onde a carga liquida e igual a zero ( somatório de cargas + = somatório de cargas -).
12- Qual a diferença de proteínas simples e conjugadas?
R: Proteínas simples são formadas exclusivamente por aminoácidos. (Albumina, Insulina)
Proteínas conjugadas são formadas por aminoácidos e outros grupamentosgeralmente não protéicos. (Lipoproteínas, glicoproteinas, hemeproteinas)

13- Escrever a estrutura básica de um alfa- L- aminoácido e justificar porque razões existem aminoácidos básicos, aromáticos ou neutros?
R: Um alfa – L – aminoácidos tem um grupo amino e uma carboxila ligados ao primeiro carbono da cadeia, carbono alfa, e o grupo amino esta por convenção projetada a esquerda. O grupo R sedifere de um aminoácido para outro, então ele e o responsável por existir aminoácidos ácidos, básicos, neutros e aromáticos depende do grupamento que vai estar ligado a ele.
14- O que significa a estrutura primaria de uma proteína? Qual o principal tipo de ligação química que determina a estrutura primaria de uma proteína.
R: Estrutura primaria e a seqüência de aminoácidos que são ligados por...
tracking img