Biopsia de pele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biópsias de Pele
[pic]
     A biópsia de pele pode ser executada com relativa simplicidade e é um passo importante na investigação da doença em foco. Realizada com destreza, pode confirmar um diagnóstico clínico, remover lesões cosmeticamente desagradáveis e definir tratamento para um número enorme de condições.
     Para que o patologista receba uma lâmina em boas condições de análise éessencial que o médico saiba selecionar as lesões, colher e enviar o material para o laboratório de anatomia patológica.
     No laboratório o material é processado, cortado e depositado sob uma lâmina para ser corado na rotina (hematoxilina/eosina (HE)). Outros exames podem ser solicitados pelo médico patologista: as colorações especiais com corantes apenas (Grocott, Ziehl-Neelsen, PAS etc.) oucolorações que utilizem anticorpos como a imunofluorescência e a imunoistoquímica.
     É fundamental que o médico envie informações clínicas (Identificação do paciente, história clínica, local da biópsia e pelo menos um diagnóstico diferencial), pois só assim a leitura da lâmina retornará dados satisfatórios para a condução do caso.
Seleção das Lesões
     Deve-se ter em mente o processo da doençae biopsiar uma lesão “madura” representativa. Sempre que possível evite lesões “imaturas”, com tratamento prévio, escoriadas ou regenerativas.Também evite áreas com crosta, cicatrizes ou hipercromia residuais, pois raramente o patologista consegue avaliar tais amostras sem interferências secundárias.
     Nunca coloque biópsias de locais diferentes em um só frasco ou deixe de identificar nosfrascos o local das biopsias. Caso uma delas revele-se um melanoma não será possível identificar a sua localização com certeza.
Doenças vésico-bolhosas
     As lesões devem ser excisadas quando são iniciais (menos de 48 horas), ou seja, ainda nas fases eritematosas, papulo-edematosas ou formando bolhas muito pequenas (recentes).
     Devemos evitar bolhas francas e antigas comprometidas porprocessos reparativos que alteram a localização primitiva da bolha ou contaminadas por bactérias que alteram o tipo de células inflamatórias no seu interior.
     Quando apenas as bolhas grandes e ulceradas estiverem presentes, podemos encontrar os elementos para conclusão do diagnóstico na pele perilesional juntamente com a borda da bolha.
     Para imunofluorescência de lesões bolhosas o ideal é quea biópsia seja realizada na periferia da bolha e inclua a pele “normal” adjacente. Isto permitirá a avaliação da zona de aderência do teto da bolha e a pesquisa dos depósitos de imunoglobulinas, complementos e fibrinogênio pela técnica de imunofluorescência em uma área com menos alterações secundárias.
Lesões muito pruriginosas
     Os achados histopatológicos originais podem estar mascaradospor alterações secundárias a coçadura. Evite lesões muito escoriadas, ulceradas, recobertas por crostas e com evidente infecção secundária.
Lesões maculo-papulares
     A mácula pode conter apenas achados precoces que não seriam suficientes para o diagnóstico, portanto prefira realizar biópsia de pápula nestas condições.
Lesões circulares, circinadas e serpiginosas
     É conveniente realizar umfuso incisional com bisturi e englobar pele normal, borda e parte da lesão.
Lesões comprometendo várias regiões dos membros inferiores
     As alterações decorrentes de estase (hemossiderina, dilatação vascular, etc.) podem mascarar os aspectos histopatológicos característicos da lesão primária, portanto prefira biopsiar as lesões que se localizem acima do joelho.
Doenças que podem necessitarde mais de uma biópsia
     Para o diagnóstico de lesões que freqüentemente deixam dúvidas quanto à natureza do processo (neoplásico ou inflamatório) como na micose fungóide, melhor realizar três biópsias de lesões em diferentes estágios de evolução.
Lúpus Eritematoso e Púrpura pigmentar crônica
     Os achados característicos são mais facilmente encontrados nas lesões antigas (2 a 3 meses de...
tracking img