Bioplasticos

Páginas: 2 (496 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2012
Introdução
Os biopolímeros são produzidos a partir de matérias-primas de fontes renováveis, como: milho, cana-de-açúcar, celulose, quitina, e outras. As fontes renováveis são assim conhecidas porpossuírem um ciclo de vida mais curto comparado com fontes fósseis como o petróleo o qual leva milhares de anos para se formar. 1
Os plásticos são materiais que podem ser fabricados em váriosformatos, geralmente por aplicação de calor e pressão. Os materiais termoplásticos podem ser remodelados. Por exemplo, recipientes plásticos para leite são feitos a partir de polietileno de massa molecularalta. Esses recipientes podem ser fundidos, e o polímero reciclado é destinado a outro uso. Em contrate, um plástico termocurado é modelado por processos químicos, em consequência, não pode serremodelado facilmente.2

Metodologia
Colocou-se o amido dentro de um béquer e adicionou-se 25mL de água destilada. Manteve-se o sistema sob agitação em um agitador magnético. Adicionou-se com auxilio deuma pipeta volumétrica 3,0mL de HCl e logo em seguida 2,0mL de glicerina.
Ferveu-se em uma chapa aquecedora mantendo sob aquecimento brando por 15 minutos. Logo após esse tempo, retirou-se a mistura doaquecimento e adicionou-se algumas gotas de NaOH até neutralizar o pH.
Derramou-se o bioplástico sobre uma placa de vidro e deixou em repouso por 24 horas. Após este tempo, o bioplástico ficoupronto.

Resultados e Discussão
O uso de amido como base para produção de polímeros é promissor devido principalmente à disponibilidade natural desse produto, que é extraído de uma fonte renovável dematérias-primas.
O amido se destaca pela sua disponibilidade, biodegradabilidade e baixo custo aliados a um excelente desempenho.
O amido é um polímero natural constituído de muitas moléculas deglicose juntas, formando uma grande cadeia. Basicamente, encontra-se dois tipos de amido, a amilopectina, que é ramificada, e a amilose que é linear.
Quando a solução de amido seca forma-se uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioplástico
  • Bioplástico
  • Bioplastico
  • Bioplástico
  • Bioplastico
  • bioplastico
  • bioplastico
  • Bioplásticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!