Bioplastico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS
TRAZEM MELHORIA AMBIENTAL
Anna Paula Sotero
(Unicamp - Newsletter-Labjor)

O crescimento populacional e econômico, na maioria dos países ocidentais, teve comoconseqüência um aumento enorme na produção de lixo. Dados estatísticos mostram que, no Brasil, são despejados de 240 a 300 mil toneladas diárias de resíduos urbanos (RSU) no meio ambiente, dos quais, cerca de19% são plásticos. A produção anual de plásticos é de aproximadamente 2,2 milhões de toneladas, dos quais 40% destinam-se à indústria de embalagens. Futuramente, essa porcentagem estará nos aterrossanitários. Para contornar esses problemas estão sendo estudadas alternativas, como a reciclagem de produtos constituídos de plásticos e a substituição dos plásticos covencionais por biodegradáveis.
Osplásticos biodegradáveis são materiais que se degradam completamente ao ataque dos micróbios do meio ambiente. Os microorganimos , quando em contato com os plásticos biodegradáveis, secretam enzimasque quebram o material em segmento cada vez menores.
Um dos plásticos biodegradáveis mais promissores é o polihidroxibutirato (PHB). Ele é produzido por uma grande variedade de organismos, cujafunção, basicamente, é substância de reserva. Isto quer dizer que, para diversos organismos, principalmente bactérias de solo, o PHB é sintetizado quando existe grande oferta de alimentos, em geral açúcar,gorduras e álcoois e consumido quando falta, da mesma forma que nós produzimos nossas “gordurinhas”. No Brasil, as experiências com o PHB, feito à partir da cana, estão adiantadas graças à descoberta deuma bactéria, Alcaligenes eutrophu, que superalimenta com açúcar, armazena energia na forma de resina plástica.
Em 1992, a Cooperativa dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo(Copersucar), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) estabeleceram um protocolo de cooperação técnica, com o...
tracking img