Bioplástico

João Paulo Santos
Andre Luis
Fabiana Gomes
Roberto Sousa
Miraldo Santiago
Jéssica Stephanie

Relatório Teórico Do Experimento (Bioplastico)

João Paulo Santos
Andre Luis
Fabiana Gomes
Roberto Sousa
Miraldo Santiago

Relatório Teórico Do Experimento (Bioplastico)

Trabalho apresentado como avaliação parcial da disciplina Princípios da Ciência e Tecnologia dos Materiais no CentroUniversitário Estácio da Bahia, sob orientação do Prof. Gilson Amorim.

SUMÁRIO

Introdução ---------------------------------------------------------------------------------------- 4

Plano Inclinado ---------------------------------------------------------------------------------- 5
O Bioplástico no Brasil ------------------------------------------------------------------------ 6Estrutura do plástico de amido de milho ---------------------------------------------------- 7
Cronograma de execução do projeto -------------------------------------------- ------------------- 8
Revisão de Literatura do tema abordado --------------------------------------------------- 9
plásticos biodegradáveis ---------------------------------------------------------------------- 10
Bioplásticoalternativa ecológica ------------------------------------------------------------ 11
Conclusão --------------------------------------------------------------------------------------- 12






4
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo descrever uma experiência realizada no campo dos Princípios da Ciência e Tecnologia dos Materiais. Tal pesquisa tem a finalidade deapresentar o Bioplástico, mostrando passo a passo de como ele é feito, quais as propriedades mais relevantes e como essa invenção pode contribuir ao meio ambiente.
O grande consumo de materiais vem gerando muitos resíduos, esses que vem causando grande impacto ao meio ambiente por passar muito tempo para se degradar. Com o avanço da tecnologia se desenvolveram novas tecnologias para os polímeros que sãode grande uso na sociedade que antes eram produzidos por produtos não-renovaveis, e com estudos de materiais sustentáveis foi criado o polímero biodegradável. A descoberta desse material visa uma nova fase da era sustentável, além de ter rápida decomposição, são produzidos de matérias-primas renováveis.
Estes novos polímeros sofrem decomposição através das atividades enzimáticas demicro-organismos, vírus, bactérias e outros seres biológicos, onde a decomposição é catalisada, diminuindo assim seu tempo de vida no meio ambiente. Seu processo de fabricação consiste na substituição das suas unidades monoméricas inicialmente constituídas por espécies advindas do petróleo (não renováveis) por espécies renováveis como polissacarídeos, poliésteres ou poliamidas. Geralmente estas unidadesrenováveis de carbono são derivadas de plantios como, por exemplo, a cana de açúcar. (Scott, 1999).









5
PLANO INCLINADO

Metodologia

Desafios do bíoplastico

Sabemos que o petróleo é um recurso não renovável, portanto devido a muito consumo ele acabara, com isso temos que desenvolver novas tecnologias para que no futuro os benefícios do petróleo seja substituídos poroutras materiais primas.
No mundo 4 % do petróleo é destinada a fabricação de plástico, veja na figura 1

Figura 1 - Divisão da matéria-prima na fabricação de plásticos (Michaeli et al., 2000).
Então com isso vem um dos principais desafios ao se produzir bioplastico, tentar reduzir a produção de plástico feitos de petróleo em 4%.

6

O Bioplástico no BrasilOs mercados do bioplástico e plásticos biodegradáveis são bilionários e crescentes. O Brasil está bem posicionado, não só por que tem matérias-primas, mas porque advêm de um enorme conhecimento científico. 
O bioplástico é tão reciclável quanto os plásticos feitos de petróleo, as vantagens estão, principalmente, na matéria-prima de origem renovável.
Segundo projeções ate...
tracking img