Biopirataria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Plantas e Biopirataria
A enorme biodiversidade do Brasil e a falta de políticas para sua proteção, pesquisa e aproveitamento econômico fazem ocorrer a biopirataria dentro do Brasil. Não existe umadefinição clara para biopirataria, mas o termo está associado, principalmente, á empresas e instituições de pesquisas que exploram ilegalmente plantas e animais e os conhecimentos de comunidadestradicionais. A partir disso, elas elaboram novos produtos e passam a deter, por meio de patentes, toda a renda da comercialização. Essa prática também é chamada de "biogrilagem".
A biopiratariacaracteriza-se pela apropriação de recursos biológicos e de conhecimentos tradicionais indígenas ou de comunidades locais por empresas multinacionais ou instituições científicas internacionais, que passam ater controle exclusivo sobre eles sem autorização desses grupos ou do país de onde foram extraídos.
Em geral, esses traficantes, recrutados pelos grandes laboratórios farmacêuticos internacionais,entram nos países que são alvos de espoliação como turistas ou missionários religiosos, recolhem amostras de organismos vivos das florestas e integram-se nas comunidades autóctones ou nativas paracompilar os conhecimentos que eles têm para, em seguida, levá-los ao exterior.
Veja como ocorre o esquema de biopirataria no Brasil:
1 - Coleta: os biopiratas coletam ilegalmente da floresta Amazônicamudas de plantas nativas, animais silvestres, microorganismos, fungos, etc.
2 - Disfarces: a mercadoria sai do país por portos e aeroportos, camuflada na bagagem dos piratas, que se disfarçam deturistas, pesquisadores ou religiosos.
3 - Patentes: os produtos da floresta são vendidos para laboratórios ou colecionadores, que patenteiam as substâncias provenientes das plantas e dos animais.
4 -Cifra: calcula-se que a biopirataria retire de nosso país cerca de 1 bilhão de dólares anuais em recursos naturais.
5 - Prejuízo: sem a patente sobre esses recursos, o Brasil, as comunidades indígenas e...
tracking img