Bionergetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO - BIONERGÉTICA

Introdução
1. Sistema dos Fosfagênios
2. Glicólise
3. Oxidação
4. Funcionamento integrado dos sistemas energéticos
5. Principais conclusões da literatura acerca dos 3 sistemas energéticos
6. Calorimetria indireta.
7. Métodos de determinação do metabolismo aeróbio
a. Consumo Máximo de Oxigênio
b. LimiarAnaeróbio (LAN)
8. Referências.

Sistema dos Fosfagênios (Sistema Anaeróbio Aláctico)
Glicólise (Sistema Anaeróbio Láctico)
Oxidação (Sistema Aeróbio)
Funcionamento integrado dos sistemas energéticos
sistemas onde tem a participação energética nos vários tipos de atividade física. Efetivamente, a ação destes sistemas ocorre sempre embora exista a preponderância de um determinado sistemarelativamente aos outros, Outos fatores como a intensidade e a duração do esforço, a quantidade das reservas disponíveis em cada sistema, as proporções entre os vários tipos de fibras e a presença de enzimas específicas. numa corrida de 100m planos, sensivelmente 80% do ATP produzido vêm da degradação da CP, 15% da glicólise e 5% da oxidação já numa corrida de 800m a produção de energia é assegurada empartes sensivelmente iguais pelos sistemas aeróbios e anaeróbios, enquanto numa corrida de 1500m a participação aeróbia sobe para cerca de 67% relativamente à anaeróbia (23% da glicólise e 10% dos fosfagênios).
Bioenergética vem afirmar, é a constatação de que mesmo numa prova de velocidade pura, como é o caso dos 100m planos, cerca de 5% do ATP é produzido mitocondrialmente. Um fundamento é acompreensão de que os vários sistemas apresentam potências energéticas distintas capacidades diferenciadas para formar ATP por unidade de tempo (kcal/min). O primeiro sistema apresenta mais do dobro da potência da glicólise e quase quatro vezes a potência da oxidação, razão pela qual é o preferencialmente utilizado nos esforços de intensidade máxima e de curta duração. Comparando os sistemasenergéticos em termos de potência, de capacidade e do principal fator limitativo. O sistema dos fosfagênios apesar de ser o mais potente é o de menor capacidade, enquanto se verifica exatamente o oposto relativamente à oxidação. Já quando nos referimos à capacidade de cada sistema (kcal disponíveis), temos de ter em consideração as reservas energéticas que cada sistema disponibiliza.

Principaisconclusões da literatura acerca dos 3 sistemas energéticos
• A taxa de degradação da CP atinge o seu máximo imediatamente após o início da contração muscular e começa a declinar após apenas 1.3s. Por outro lado, a produção de ATP na glicólise só atinge a taxa máxima após 5s e pode ser mantida a esse nível durante vários segundos.
• Os halterofilistas de classe mundial podem produzir, de forma quaseinstantânea, potências 10- 20 vezes superiores às requeridas para atingir o VO2max.
• Também os sprinters podem atingir potências 3-5 vezes superiores às requeridas para atingir o Vo2max, no entanto revelam-se incapazes de manter potências tão elevadas.
• A depleção total de ATP não ocorre mesmo em condições de exercício extremas, apesar de terem sido descritas diminuições do ATP muscular de 30-40%.Em contraste, é possível verificar-se uma depleção quase completa das reservas de CP.
• A energia derivada das reservas de ATP e CP, considerada a componente aláctica, podem contribuir com 20-30% da energia anaeróbia libertada durante o exercício intenso exaustivo com 2 a 3min de duração.
• O contributo energético do sistema ATP-CP é máximo durante os primeiros 2s de exercício máximo.
•Aproximadamente 75-85% do declíneo da CP ocorre nos primeiros 10s. Ocorre muito pouca ressíntese do ATP a partir da CP após 20s de exercício de intensidade máxima.
• A produção de ATP na glicólise só atinge a taxa máxima após 5s e pode ser mantida a esse nível durante vários segundos. Durante o exercício máximo, a taxa da glicólise pode ser incrementada até 100 vezes relativamente ao valor de...
tracking img