Biometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Curso de Gestão da Tecnologia da Informação

BIOMETRIA

Brasília
2010



Introdução

Biometria é uma palavra que se origina do grego [bios (vida) + metron (medida)]. É o estudo que usa a medida de características físicas ou comportamentais particulares de um determinado humano na tentativa de identificá-lounicamente. Além da métrica, a estatística também está presente nesse conceito visto que para haver a identificação é necessária a comparação (similaridade) entre as amostras que se quer identificar.
Podemos atribuir a seguinte definição para o temo “Biometria”: a aplicação de métodos estatísticos para fenômenos biológicos. No dia-dia, nosso próprio corpo realiza identificações biométricas constantementeao reconhecermos uma determinada pessoa a partir de uma fotografia ou pela sua voz. Princípio base ao qual partiremos para nosso estudo sobre biometria no sentido que estamos tratando de tecnologias que analisam as características humanas para fins de facilitar acesso e a segurança visando facilitar a vida do ser humano.

História

A biometria já é usada pelos humanos há séculos. Osprimeiros estudos sobre impressões digitais datam da China antiga, na dinastia Tang (800 D.C.), impressões digitais eram grafadas no barro para confirmar a identidade do indivíduo em transações comerciais. Em 1686, na Espanha, o professor de anatomia Marcelo Malpighi pesquisou com detalhes as linhas, curvas e espirais da impressão digital para que, em 1892, Francis Galton, um antropólogo inglês,publicasse a primeira classificação dos tipos de impressão digital. Sua pesquisa em habilidades e disposições mentais, a qual incluía estudos de gêmeos idênticos, foi pioneira em demonstrar que vários traços são genéticos. A paixão de Galton pela medição permitiu que ele abrisse o Laboratório de Antropométrica na Exibição Internacional de Saúde em 1884, onde ele coletou estatísticas de milhares depessoas. Seu sistema foi adotado pelos departamentos de polícia em todo o mundo, a impressão digital era a forma mais confiável de identificação, até o surgimento da tecnologia do DNA no século XX. A Scotland Yard foi à pioneira em adotar a impressão digital para identificação de criminosos e em pouco tempo, as polícias de quase todo o mundo aderiram a essa maneira de identificação.
A pesquisa edesenvolvimento com objetivo à comercialização são realizados atualmente em todo o mundo nas universidades e por fornecedores de produtos biométricos e são essenciais para redefinições e aumento de desempenho e segurança das técnicas já 14 existentes e criação de novas. Existem vários sistemas em funcionamento atualmente abordando a mais variada gama de aplicações. A parte mais difícil é levar um produtoao mercado e provar seu desempenho operacional. Leva tempo para que um sistema torne-se completamente utilizável.

Biometria

Biometria é a ciência de identificação baseada na medição precisa dos traços biológicos. Este termo é associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Os sistemas biométricos baseiam o seufuncionamento em características de diversas partes do corpo humano, como: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos. A premissa em que se fundamentam é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento distintas.
A tecnologia Biométrica revela uma relação de preço e resultados mais eficaz que a maioria dos sistemas tradicionais deidentificação e validação, sendo a sua prova de identificação mais fiável e cômoda, a sua senha sem memorização, sem palavras. A Biometria usa uma tecnologia bastante fácil de utilizar, ela é bastante fiável e segura, pois usa uma característica inerente ao ser humano. Para que uma característica humana, física ou comportamental possa ser usada para a identificação de pessoas, deve satisfazer os...
tracking img