Biomedicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ACUPUNTURA POR BIOMÉDICOS NO SUS
Acupuntura é um método de medicina alternativa, originário da China, que se baseia na inserção de agulhas finas e compridas em pontosespecíficos do corpo. Acredita-se que estes estímulos indolores levam a liberação de substâncias como as endorfinas, de modo a promover a cura de determinadas doenças e,principalmente, alívio da dor. As vantagens da sua utilização têm sido demonstradas pelas pesquisas científicas, e é recomendada no tratamento de vários problemas de saúde, como assíndromes dolorosas, incluindo as dores musculares, neuralgias e cefaléias, a síndrome de fibromialgia, as perturbações do sono, os transtornos digestivos, urogenitais,respiratórios, circulatórios e imunitários.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento da Acupuntura para a população. No entanto essa prática era exercida apenaspor médicos. O Ministério da Saúde, então, incluiu a Biomedicina e outras cinco profissões da área de saúde no grupo que passa também a exercer a Acupuntura no SUS. O ato foioficializado com a portaria MS 971, em 4 de maio de 2006. Também foram incluídas as seguintes profissões: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Fonoaudiologia.
ABiomedicina já havia integrado a prática da especialidade pelo biomédico desde 1986. Assim é livre o exercício dessa atividade pelo profissional biomédico, desde que tenha ahabilitação.
Essa nova política assume um caráter multiprofissional da Acupuntura, antigo anseio de diversas categorias mudando os paradigmas de atendimento aos usuáriosdo SUS e quem tende a ganhar é a população.


Andressa Pollo Barion Cavalcanti
Coordenadora do curso de Biomedicina da Funcesi
Biomédica -  Mestre em Neurociências.
tracking img