Biomedicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Um antibiograma é um ensaio que mede a susceptibilidade/resistência de uma bactéria a um ou mais agentes antimicrobianos. Seu objetivo é tanto a análise do espectro de sensibilidade/resistência a drogas de uma bactéria quanto à determinação da concentração mínima inibitória. A realização do antibiograma e sua interpretação não é uma tarefa fácil, por suas limitações eprincipalmente pela crescente descoberta de novos mecanismos de resistência, o que exige cada vez mais atualização e treinamento dos profissionais.
Os antibióticos são prescritos aos pacientes com base em conhecimentos gerais a respeito da sensibilidade. Todavia, várias bactérias apresentam resistência a várias classes de antibióticos, conferindo uma relativa dificuldade ao tratamento. Comumente, ospacientes são tratados primeiramente com base em registros nos patógenos potencialmente envolvidos na doença em questão, recebendo este primeiro tratamento o nome de “antibioticoterapia empírica”.
O Ágar Müeller Hinton é um meio de cultura em placas recomendado para a realização de antibiograma (teste de sensibilidade) pela técnica de difusão de discos, segundo o NCCLS. O Ágar é rico em proteínase carboidratos que fornece o substrato ideal para o desenvolvimento e crescimento de cepas bacterianas de interesse clínico. É recomendado pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o teste de sensibilidade (resistência), a antibióticos de bactérias Gram positivas e Gram negativas, aeróbicas ou anaeróbicas facultativas, comumente encontradas emalimentos e espécimes clínicos. 
O teste, denominado antibiograma, é feito utilizando-se discos de difusão antibióticos depositados sobre a superfície do meio onde se inoculou, por espalhamento, uma amostra de uma cultura bacteriana previamente crescida em meio líquido.
A bactéria Staphylococcus aureus, também conhecida como Estafilococos dourados são uma espécie de estafilococoscoagulase-positivos. É uma das espécies patogênicas mais comuns, juntamente com a Escherichia coli que é um coco Gram positivo. O S.aureus é a mais virulenta da espécie do seu gênero são semelhantes a todos os outros Staphylococcus na maioria dos detalhes. Têm forma esférica (são cocos), cerca de 1 micrômetro de diâmetro, e formam grupos com aspecto de cachos de uvas com cor amarelada, devido à produçãode carotenóides,sendo daí o nome de “estafilococo dourado”é a única espécie que produz coagulas,crescendo bem mais em ambientes salinos. Cerca de 15% dos indivíduos são portadores de S.aureus, na pele ou nasofaringe. A infecção é freqüentemente causada por pequenos cortes na pele; para tratamento antibiótico são usadas as penicilinas resistentes ás penicilinases, ou caso haja resistênciavancomicina.

DESENVOLVIMENTO

Importância do Antibiograma

- Indica os melhores antibióticos para o controle de determinada doença/infecção, visto que existem antibióticos específicos para o controle das diferentes bactérias. A utilização indevida e indiscriminada, além da possibilidade da utilização não ser eficaz, contribui para o aumento na resistência antimicrobiana.
- Preserva basesantimicrobianas para que futuramente possam ser utilizadas com eficácia no controle de doenças/infecções, evitando a formação de resistência pelas bactérias.
- Promove um registro histórico de quais bactérias são resistentes em uma determinada região ou país aos variados antibióticos disponíveis, e com isso poder traçar melhores medidas de controle.
- Reduz o aumento da resistência antimicrobiana,que pode estar causando um número elevado de pessoas doentes ou óbitos em uma determinada região.

Condições em que o antibiograma é indispensável:
- Em estafilococcias graves ou moderadas, com microrganismo produtor ou não de enicilianase, visto que muitas amostras dessas bactérias apresentam resistência a um ou vários antibióticos.
- Em infecções estafilocócicas de menor gravidade deve-se...
tracking img