Biomec nica Aplicada ao Futebol

2330 palavras 10 páginas
Biomecânica Aplicada ao Futebol

Curso: Fisioterapia Docente:Diego Carneiro Discentes: Abayara Medeiros Ana Eduarda Danilo Magalhães Fernanda Oliveira Jonathan Ruan Thayse Rodrigues

Natal/RN 2015

Introdução A Biomecânica é uma das áreas da ciência que tem ferramentas para investigar quantitativamente o futebol.Cada vez mais aplicada ao esporte, essa área da fisioterapia é vista como ideal para análise e diagnóstico e tratamento de lesões, e melhoria da performance motora.O futebol requer muitas qualidades físicas que parecem ser independentes da posição do futebolista. Capacidade de aceleração rápida, alta velocidade de corrida, boa habilidade para saltar, forçar explosiva dos músculos de membros inferiores e resistência de velocidade são exigidas constantemente dos atletas.
É amplo o número de habilidades que determinam a performance no futebol para cada um dos jogadores, identificar as articulações durante os movimentos de salto, corrida, chute, entre outros movimentos,mede-se as forças de reação dos apoios durante a aceleração e a desaceleração, e desta forma pode-se analisar como esse esforço afeta as articulações e os músculos do atleta. Além disso, é possível também diagnosticar a forma da pisada do jogador, que descalço observa se a forma como pisa o chão é correta ou não.
A fisioterapia esportiva tem como objetivo proteger, restaurar e aumentar a capacidade funcional do atleta, para que ele possa desempenhar o seu trabalho com o máximo de êxito.

Desenvolvimento:

A Biomecânica é uma das áreas da ciência que tem ferramentas para investigar quantitativamente o futebol. E dentre as suas principais divisões, a cinemetria é hoje muito utilizada para estudar os fundamentos, os sistemas de jogo e as capacidades físicas, entre outros. (LEES; NOLAN, 1998; CUNHA et al, 2001; CUNHA et al, 1999).

No “Sistema de

Relacionados

  • trabalho
    20401 palavras | 82 páginas