Biomassa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
5. Biomassa no Brasil
A agroindústria inclui a produção de energia a partir da biomassa, área em que o Brasil é líder mundial. A liderança se deve à competitividade do País na produção de açúcar,área em que tem o menor custo de produção do mundo - segundo a Associação das Indústrias de Açúcar e de Álcool do Estado de São Paulo (AIAA) -, e aos resultados alcançados pelo Proálcool, conformedemonstram os gráficos de Produção de Álcool e de Produção de Açúcar. O setor faturou US$ 8,9 bilhões em 1995 e gerou 1 milhão de empregos.

A redefinição deste segmento da agroindústria irá depender dedois fatores: dos ganhos de produtividade do produtor (estimados em 3% ao ano nos últimos dez anos, o que é bastante significativo) e da política de utilização do álcool anidro na mistura comgasolina. Esta utilização é tecnicamente considerada a mais adequada para reduzir os níveis alarmantes de poluição ambiental causada por automóveis. A indefinição das políticas atuais tem como conseqüência aformação de um enorme estoque de passagem.

Um ponto importante a favor da indústria está em sua capacidade de produzir excedentes de bagaço para co-geração de energia elétrica.
Biomassa nomundo
BIOMASSA NO MUNDO
Na historia a biomassa acabou perdendo sua liderança histórica para a energia do carvão e, posteriormente, com o crescimento contínuo do petróleo e do gás natural, a utilizaçãoda biomassa foi reduzida praticamente às residências em regiões agrícolas.
No entanto, com o aumento das discussões ambientais, a maioria dos países, em maior ou menor intensidade, vem promovendoiniciativas para a utilização de energias alternativas renováveis.
Com isso, quando analisadas as tecnologias de energias renováveis suficientemente maduras, a biomassa utilizada em processos com altaeficiência se destaca por possuir a flexibilidade de suprir energéticos tanto para a produção de energia elétrica quanto para a mobilidade no setor de transportes (CORTEZ; LORA; GOMEZ, 2008)....
tracking img