Biomassa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE QUIMICA

ENERGIA DE BIOMASSA


PROFESSOR: FABRICIO MARIN
ALUNOS: ALBA VALÉRIA O.DANTASAMANDA SILVA NUNES
ELIANI BARZOTTO
EREMILSON OLIVEIRAJAMIR ARCO JUNIOR
1°PERIODO DE GESTÃO AMBIENTAL

Conceitos de biomassa

A biomassa - termo introduzido inicialmente por Eugene Adam - é constituída pelo material produzido por todos osseres vivos (animais, vegetais, fungos e protistas) em seus diferentes processos, isto é, a matéria orgânica viva, desde quando fixa energia solar nas moléculas constituintes de suas células, passando por todas as etapas da cadeia alimentar, ou trófica
A biomassa é combustível ou matéria bruta derivados de organismos que estiveram vivos recentemente. Tal definição claramente exclui ostradicionais combustíveis fósseis que, mesmo tendo sido derivados de matéria orgânica vegetal e animal, necessitaram de milhões de anos para sua conversão na forma que são encontrados atualmente. Com exceção de algumas microalgas e matérias com altos índices de umidade, a biomassa se caracteriza, essencialmente, por ser uma matéria carbonada em estado sólido.
Assim, do ponto de vista energético, oconceito geral é que biomassa seria todo recurso renovável oriundo de matéria orgânica (de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizado para produção de energia.
Como nos combustíveis convencionais, a energia contida na biomassa é energia química associada com os átomos de carbono e hidrogênio contidos nas moléculas orgânicas oxidáveis. Para organização e assimilação dessas moléculas orgânicas econsequente produção de biomassa vegetal, ocorre na natureza a conversão do dióxido de carbono e da água para uma forma de combustível orgânico. Este processo é chamado de fotossíntese, sendo indispensável para tal, a exposição de tecidos fotossintetizantes à energia solar. O processo de fotossíntese pode ser resumido na equação abaixo:

Na reação de fotossíntese, o termo Cn(H2O)m é usado pararepresentar uma classe de compostos orgânicos conhecidos como carboidratos, os quais têm origem no decorrer da reação. De uma forma geral, os organismos fotossintetizantes assimilam cerca de 0,1% a 3,0% da energia solar incidente original, a qual é uma medida da energia máxima recuperável pelo organismo, se convertida em um combustível sintético. Parte dessa energia pode, contudo, ser degradada pelaformação de produtos intermediários e haverá, de fato, perdas associadas à conversão da biomassa em um combustível tradicional ,pode ser tida como uma fonte natural de energia, pois armazena a energia solar através da reação de fotossíntese, tendo como principais componentes a hemicelulose, a lignina e a celulose (composição média: C6H10O5), variando pouco, dependendo de sua natureza. Biomassaapresenta em sua composição diversos sais e outros constituintes minerais que podem influenciar em suas reações de conversão térmica para aproveitamento de sua energia. Como exemplo, Andrade et al. (2007) explicam que os sais de dióxido de silício e o óxido de potássio, presentes na casca do arroz, quando em temperaturas superiores a 850 ºC se fundem formando pequenas barras de material vítreo...
tracking img