Biomas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Mata Atlântica
Historicamente o Brasil começou na Mata Atlântica. Foi em sua porção baiana que a esquadra de Cabral aportou. Foi nela que o Pau-Brasil, árvore que dá nome a nosso país, foi explorado. Na zona da mata nordestina a cana-de-açúcar foi introduzida e na porção mineira desse mesmo bioma o ouro começou a ser extraído. Também foi na Mata Atlântica que o café foi plantado.
A MataAtlântica acompanha boa parte do litoral brasileiro, nas encostas da Serra do Mar. Uma vez foram 1.200.000 km² de floresta de grande porte, hoje reduzidos a meros 7% da cobertura original. Sua distribuição original ocupava uma faixa contínua, desde o Rio Grande do Norte e Ceará, no nordeste brasileiro, até o Rio Grande do Sul. A Mata Atlântica abriga perto de 200 espécies de aves endêmicas e 120delas ameaçadas de extinção. Ela também tem papel fundamental na estabilização do relevo litorâneo, mantendo no lugar as encostas dos morros e prevenindo deslizamentos. Seu relevo é acidentado e o solo, raso, frequentemente ocorrendo o afloramento das rochas. Uma floresta tão exuberante é sustentada pela alta umidade trazida do oceano e deixada na Serra do Mar.
Devido à grande variação dealtitude e latitude, a Mata Atlântica se expressa em diferentes formações e paisagens. A mais marcante é a Floresta Ombrófila Densa, uma luxuriante e biodiversa formação florística existente próxima ao mar. Mais para o interior do país, a floresta apresenta formações que perdem parcialmente as folhas, a Mata Atlântica de Planalto. Em adição, nos estados do sul do país (Paraná, Santa Catarina e Rio Grandedo Sul) parte da Mata Atlântica assume a feição de Mata de Araucária, a chamada Floresta Ombrófila Mista.
Setenta por cento da população brasileira concentram-se em cidades a até 200 km da costa e disputam espaço com esse bioma, cuja ocupação histórica remonta aos principais ciclos econômicos que levaram a uma intensa perda da Mata Atlântica.
Charles Darwin escreveu após sua visita a essebioma: "Aqui vi pela primeira vez uma floresta tropical em toda sua sublime grandiosidade - nada além da realidade pode dar ideia de quão maravilhosa e magnificente é essa cena."

Amazônia
Quatro milhões de quilômetros quadrados do território brasileiro. Dois milhões de espécies vivem ali. Existem 200 espécies diferentes de árvores por hectare. A Amazônia corresponde a um terço das florestastropicais do mundo. Tudo é superlativo nesse vasto bioma, a maior área selvagem tropical do planeta.
A Amazônia ocupa a porção norte do Brasil e é nosso maior bioma. Apesar de ser considerado um bioma único, a Amazônia é composta de diferentes paisagens. Uma classificação resumida permite dividir a floresta em três grandes categorias: áreas alagadas pelas águas pretas, os igapós; áreas que se inundamnas cheias com águas brancas, as várzeas; e áreas constantemente livres de inundação, a mata de terra firme. Ela tem ainda enclaves de vegetações não florestais, como savanas, campinas e campinaranas.
Uma floresta desse tamanho só pode ter uma marcante função ecológica. De fato, a Amazônia está envolvida na regulação climática de todo nosso planeta, seja por meio da retenção de carbono atmosférico,seja por meio da evapotranspiração e dispersão de chuvas para todo o continente Sul-americano. A floresta acompanha em grande medida os principais rios da Bacia do Amazonas, desde o sopé dos Andes até o Atlântico. O clima predominante é quente e úmido, com frequentes e volumosas chuvas que caem pelo menos 130 dias por ano. Seu relevo é majoritariamente plano, com solo formado pelo sedimentotrazido pelos rios.
A despeito de seu valor mundial, a floresta sofre com o desmatamento e o conflito com a pecuária e agricultura. Por mês, chega-se a registrar 175 km² de vegetação amazônica perdida. O mundo se preocupa com a Amazônia, mas toda a atenção ainda é pouca.


Cerrado
"Sertão, estes seus vazios", escreveu Graciliano Ramos sobre o Cerrado. O Cerrado, a savana brasileira, varia quanto...
tracking img