Biomas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Floresta Pluvial Tropical ou Floresta Equatorial

Floresta Equatorial é um tipo de formação vegetativa que tem o seu desenvolvimento principalmente na Zona Intertropical da Terra, que possui elevadas temperaturas e altos índices pluviométricos por todo o ano.
Essas são fundamentais características para o desenvolvimento da biodiversidade. São nessas regiões que ocorrem grandes florestas comformas exuberantes e densas. Nesses lugares existem variedades de vegetacoes e animais.
A maioria dos solos dessas florestas são pobres, porque o que existe é somente uma estreita camada composta por uma enorme quantidade de matéria orgânica denominada de húmus, formado a partir da decomposição de folhas e animais, favorecida pela elevada umidade e alta energia.
Nos lugares que apresentamFlorestas Equatoriais as temperaturas médias são elevadas no decorrer de todo o ano, sempre acima dos 25ºC e as amplitudes térmicas são bastante modestas.

Floresta Pluvial Subtropical

Esse tipo de floresta é geralmente encontradoem áreas próximo dos trópicos, aumenta na costa dos continentes com uma latitude norte e sul de 26 graus.
O cllima encontrado nessas florestas é quente, ocorre umavariação anual de temperatura não muito grande, e tem chuvas regulares durante o ano todo.
Nesse bioma, ocorre uma enorme variação vegetal. Com uma floresta verde, com árvores de folhas grandes, que por estarem bem próximas uma das outras ficam um emaranhado de árvores, que podem chegar na maioria delas até 50 metros de altura, mas também possui as de menor porte.






Savana
Existe um grandenúmero de paisagens naturais no mundo, as características da vegetação, por exemplo, é resultado das composições climáticas. Savana é nome dado a um tipo de cobertura vegetal constituída, em geral, por gramíneas e árvores esparsas. A topografia geralmente é plana com clima tropical, apresentando duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa e uma seca. As Savanas ocorrem, principalmente, na zonaintertropical do planeta, por esse motivo recebe uma enorme quantidade de luz solar.


A espécie de savana mais conhecida é a africana, no entanto, há outras: savanas tropicais (africana), savanas subtropicais, savanas temperadas, savanas mediterrâneas, savanas pantanosas e savanas montanhosas.

As savanas do tipo tropical e subtropical são encontras em todos os continentes, apresentando duasestações bem definidas (uma quente e outra chuvosa). Os solos dessas áreas são relativamente férteis, neles se fixam gramíneas, geralmente desprovidas de árvores. A África possui savanas com esses aspectos, com destaque para as do Serengueti.

Formações Herbáceas

São terras cobertas de plantas herbáceas, são elas: pradarias, estepes e pampas, todas elas possuem características bem comum. Sãoencontradas em solos planos ou com pequenas elevações, e tem ventos constantes. Essas terra são secas por pelo menos parte do ano.

Pradaria:
As pradarias da Eurásia e da América do Norte são formações clímax climáticas. Alguns autores pensam que as pampas (América do Sul) e o Veld (África do Sul) serão formações de origem antrópica.As pradarias situam-se no interior dos continentes ou aoabrigo das cordilheiras e recebem a chuva essencialmente no final da Primavera eno Verão. O Inverno é muito frio e seco.
A pradaria é diferente da estepe semi-árida: na pradaria o cobertovegetal cobre totalmente a superfície do solo.A pradaria é diferente da savana: as espécies são diferentes pois as pradarias são formações vegetais temperadas e as savanas são formações tropicais; há um duplo repousoanual, no Inverno devido aofrio e no final do Verão devido à falta de água; a pradaria exclui aárvore.A actividade vegetativa nestas regiões começa no início da Primaveracom o aumento da temperatura a provocar o degelo e a fornecer água à vegetação. As plantas desenvolvem-se rapidamente até meados de Julho, quando começa a faltar água. Em Agosto as pradarias e estepestêm um aspecto seco que...
tracking img