Biomas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Ciências
Biomas Brasileiros

02/05/2012
Linus Pauling
Júlia Rocha Esperidon –6° ano – Prof º RenataIntrodução dos Biomas Brasileiros
O Brasil é formado por várias regiões, que apresentam diferentes ecossistemas, com variações em relação à fauna, flora, solo, relevo e clima nos biomas: Pampas, Floresta Amazônica, Mata das Araucárias, Manguezal, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado. Onde encontramos uma grande Biodiversidade.
BIOMAS BRASILEIROSBioma Floresta Amazônia
Amazônia é o maior bioma brasileiro. A floresta Amazônica é a maior e mais diversa floresta tropical do planeta, com quase 7 milhões de Km² e abrigando mais de um terço das espécies existentes no mundo. Sendo que, mais na metade desse bioma está localizado em terras brasileiras. A Amazônia não é só uma floresta, lá está localizada a maior bacia hidrográfica do mundo, abacia amazônica, com 1.100 afluentes. Para ter uma ideia dos mais de 2.000 mm de chuva que cai na floresta por ano, 50% são oriundas da água evaporada da própria bacia.
A Amazônia é constituída com a floresta e terra firme. Esta é uma floresta que nunca é alagada e se espalha sobre uma grande planície de até 130-200 m de altitude, até os sopés das montanhas. A grande planície corresponde aossedimentos deixados pelo lago “Belterra”, que ocupou a maior parte da bacia amazônica durante o Mioceno e o Plioceno entre 25 mil e 1,8 milhão de anos atrás.O silte e as argilas depositados neste antigo lago foram submetidos a um suado movimento de elevação epirogenético, enquanto os Andes se ergueram e os modernos rios começaram a cavar os seus leitos.
Assim surgiram os três tipos de florestasamazônicas: as florestas montanhosas Andinas, as florestas de terra firme e as florestas fluviais alagadas as duas ultimas na Amazônia brasileira.
Apesar da grande riqueza da floresta, o solo, mais do que em outros biomas de florestas tropicais, é extremamente pobre, sendo que apenas 10% da Amazônia possuem solos férteis o bastante para atividade agrícola. Os insetos constituem a maioria da biomassaanimal na floresta firme. Esta floresta é especialmente rica em aráceas e epífitas. No sub-bosque destacam-se as palmeiras e cipós.
A macrofauna do chão da floresta é relativamente pobre. Alguns grandes mamíferos, tais como antas, o cateto e a queixada, assim como os mutuns e os inhambus, entre as aves do chão, merecem destaque. A grande diversidade animal encontra-se nas copas das árvores entre 30a 50 m de altura, onde é rica a fauna de aves, como papagaios, tucanos e pica-paus. Especialmente vistosos são o pavãozinho do Pará e a Cigana.
Entre os mamíferos predominam os marsupiais, morcegos, os roedores e os macacos. As florestas alagadas nas enchentes anuais do rio Amazonas e seus tributários mais próximos, nos meses de março a setembro, que o nível da água pode chegar a 10 m. NaAmazônia vivem em torno de 10 mil espécies de peixe, como o tambaqui, pirarucus e os pacus.
A região Amazônica tem um gigantesco potencial madeireiro, de plantas utilizáveis para o paisagismo e de espécies vegetais com substâncias para uso medicinal. Portanto, é imprescindível utilizar a floresta de uma forma renovável e racional, preservando o solo, as regiões de santuários de flora e fauna, que...
tracking img