Biomas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* BIOMAS MUNDIAIS

* Tundra

Situa-se nas regiões de elevadas latitudes próximas ao pólo Ártico, no norte do Canadá, da Europa e da Ásia. Nesses locais, a vegetação é rasteira (liquens, musgos, gramíneas e pequenos arbustos raramente) e de ciclo vegetativo extremamente curto. Desenvolve-se apenas nos três meses de verão, quando a temperatura chega, no máximo, a 10 °C e apenas uma finacamada do solo descongela-se, permanecendo em sua maioria congelado e impedindo a drenagem da água do degelo, o que leva à formação de vastos pântanos.
Assim, por ter temperaturas muito baixas e um solo caracterizado como permafrost (permanentemente congelado), as plantas não conseguem absorver água deste, mesmo que esteja encharcado. Isso causa um fenômeno denominado seca fisiológica. Tambémdevido a isso, não é possível o desenvolvimento de uma vegetação de grande porte, o índice pluviométrico é muito baixo e a transpiração das plantas muito lenta.
A maioria dos animais, principalmente aves e mamíferos, utilizam a Tundra apenas no curto verão, imigrando para regiões mais quentes durante o inverno. A fauna característica da região, que vive ali permanentemente, criou suas própriasadaptações ao meio, como a densa pelagem e espesso tecido adiposo, por exemplo, o urso polar, e a hibernação de alguns animais.

* Taiga (Flores de Coníferas)

Situa-se principalmente no hemisfério Norte, em altas latitudes ao sul da Tundra Ártica. O clima é frio, com baixa precipitações e lenta transpiração por parte da vegetação, se assemelhando à Tundra. Porém, apresenta um verão maislongo e ameno, promovendo uma maior biodiversidade.
O solo é fino, pobre em nutrientes, permanece congelado durante o inverno e cobre-se de folhas e agulhas caídas das árvores, o que o torna ácido e impede o desenvolvimento de outras plantas. Assim, a vegetação é marcada basicamente por gimnospermas, como pinheiros e abetos, apesar de apresentar também alguns musgos e liquens. Essas grandesárvores apresentam adaptações ao clima frio como folhas aciculadas (que evitam a perda de água) e a forma cônica (que evita o acúmulo de neve na copa das árvores).
A fauna é composta por mamíferos típicos como alces, ursos, lobos, raposas, entre outros. A maioria das aves, como na Tundra, migram durante o inverno.


* Floresta Temperada Decídua

Bioma típico de climas temperadose subtropicais, encontrado em latitudes mais baixas e sob maior influência da maritimidade, em certas regiões da Europa e América do Norte. Tem as quatro estações no ano bem definidas.
Há predominância de árvores, que perdem as folhas no fim do outono e as readquirem na primavera (por isso o nome de plantas decíduas ou caducifólias), o que enriquece o solo a partir do processo de decomposiçãodessas folhas que caem. Essa é uma adaptação ao inverno rigoroso, impedindo que a planta transpire e perca água.
A fauna é bem diversificada, abrigando muitas espécies de mamíferos, como alces, javalis, veados, raposas e esquilos; vários tipos de pássaros e corujas, e várias espécies de insetos.
O desenvolvimento de atividades agropecuárias mecanizadas na região promoveu o seu desmatamento,principalmente na agricultura de grãos.


* Floresta Tropical

Localiza-se em regiões de clima quente e com alto índice pluviométrico (faixa equatorial da Terra), como no norte da América do Sul, na América Central, África, Austrália e Ásia.
Sua vegetação é bastante diversificada e exuberante, com árvores de grande porte cujas folhas não caem (são perenifólias) e sãonormalmente latifoliadas (folhas largas). Ela também é estratificada, composta de níveis gradativos de copas de acordo com a altura das plantas. Desde plantas rasteiras, até árvores de grande porte. Com isso, é criado diversos microclimas, com diferentes graus de luminosidade e umidade.
O solo é mantido pela própria fauna e flora do bioma: decompostos e transformados em matéria orgânica de modo a...
tracking img