Biomas terrestres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os biomas terrestres

Escola do 2º e 3º Ciclos Dr. António Augusto Louro
Ciências da Natureza




Nuno Vidigal Nº17
Leandro Correia Nº 13
Miguel Pinto Nº 16
Sérgio Encarnação Nº 23
8º A

Índice

Introdução------------------------------------------3
Principais biomas terrestres:
Tundra----------------------------------------------4;5
Floresta deconíferas------------------------------6;7
Savana--------------------------------------------8;9;10
Deserto-----------------------------------------10;11;12
Floresta temperada caducifólia------------------13;14
Chaparral------------------------------------------15;16
Floresta tropical-------------------------------17;18;19
Pradaria-------------------------------------------20;21Conclusão---------------------------------------------22
Bibliografia-------------------------------------------22





Introdução
Um Bioma é um conjunto de ecossistemas idênticos que, embora sejam formados por diferentes espécies, têm um aspecto semelhante por terem um clima quase idêntico, embora estejam em hemisférios ou continentes diferentes. É o caso, por exemplo, da floresta amazónica,da floresta africana e da floresta monçónica.
Os principais biomas distribuem-se ao longo da Terra como o clima, em faixas paralelas e simétricas relativamente ao equador.

Os biomas dependem do clima, mas definem-se pela vegetação e não pelos animais. Se dois ecossistemas situados em dois continentes diferentes tiverem o mesmo clima possuem um aspecto muito semelhante, embora nãocompartilhem nenhumas das espécies que os habitam.

Principais biomas terrestres:
Tundra
A Tundra é o bioma que se situa entre os gelos permanentes e as florestas de coníferas da taiga. A sua temperatura é muito baixa (até -65ºC no Inverno), mas no Verão, com 24 horas de luz, ultrapassa os 0ºC e permite que a neve e o gelo da superfície derretam e apareçam plantas e animais.

A vegetação
Édominada por líquenes e musgos, acompanhados por algumas herbáceas, arbustos e árvores anãs como salgueiros e vidoeiros, que em muitos casos, não passam dos 10 cm de altura. Os restos dos musgos dão origem a uma espécie de carvão chamado turfa, que se utiliza como combustível e, antigamente, como material de construção.

Os animais da tundra
Entre os invertebrados destacam-se os insectos e, emparticular os mosquitos, que no Verão, constituem uma verdadeira praga. Das aves destacam-se os gansos, a perdiz-nival e o bufo-branco ou coruja das neves, os dois últimos com as penas brancas como a neve. Os mamíferos mais representativos são a rena, o boi almiscarado, a raposa-ártica e os lemingues.

Os habitantes da tundra: os samis ou lapões
Apesar de não serem os únicos habitantes datundra, são os mais conhecidos. Vivem no norte da península escandinava e dedicam-se basicamente à criação de renas. A sua estatura é baixa (1,5 m em média) e a cor da pele muito variada, desde muito clara até relativamente escura. Alimentam-se de produtos obtidos das renas (carne, leite e seus derivados). No Verão consomem frutos silvestres.

Florestas de coníferas
Uma vasta zona de densasflorestas de coníferas adjacentes à tundra e a sul desta, na América do Norte e Eurásia designam-se por Taiga. Desenvolve-se em regiões com Invernos muito frios e longos, mas com Verões quentes, embora curtos. As chuvas não são intensas, mas permitem o desenvolvimento das árvores. A taiga é o domínio das coníferas, quer dizer, árvores com pinhais e folhas em forma de agulhas.


VegetaçãoSão na sua maioria coníferas como espruces, abetos, larícios, estes últimos são as únicas coníferas que perdem folhas no Inverno. Entre os arbustos destacam-se os que produzem frutos comestíveis como framboesas, mirtilos e groselhas.


Animais das florestas de coníferas
Os mamíferos grandes mais representativos são o alce, o urso-pardo, o lobo, o lince e o glutão. O tigre representa um...
tracking img