Biomas- floresta amazonica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1092 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 19 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOMA
É a maior floresta pluvial tropical do mundo, pois abrange grande parte da região Norte do Brasil e está presente nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Portanto, a Floresta Amazônica ocupa quase metade do território brasileiro, o que faz com que o Brasil seja um campeão de biodiversidade, encabeçando a lista dos paísesmegadiversos.

Felizmente a Amazônia possui dois fatores de proteção que dificultam sua rápida degradação, que são sua enorme extensão e sua intrincada rede de rios e igarapés. Características que dificultam o acesso à área e encarecem excessivamente qualquer obra de engenharia, como, por exemplo, a construção de usinas hidrelétricas.
Mesmo sendo o nosso bioma mais preservado, cerca de 16% de sua área jáfoi devastado, o que equivale a duas vezes e meia a área do estado de São Paulo, por exemplo.
O desmatamento, as queimadas, a garimpagem, o agropastoreio e a biopirataria representam os principais problemas ambientais enfrentados pelo bioma amazônico. O conjunto formado por essas ações devastadoras é responsável por graves mudanças climáticas em todo o planeta, pois a Amazônia é um grande“resfriador” atmosférico, removendo o excesso de gás carbônico disperso na atmosfera, que provoca o aquecimento global. Atualmente a proliferação de culturas de soja tem sido motivo de grande preocupação por estar gerando inúmeras áreas de desmatamento, a maioria ilegais.
FLORA
Segundo estudos já realizados, a Floresta Amazônica abriga aproximadamente 30 milhões espécies de vegetais, dentre esses as demaior destaque são a castanheira, a seringueira, o cacaueiro e um dos símbolos da Amazônia, a Vitória-régia.
É uma floresta tropical fechada, com um grande número de árvores de grande porte, onde ficam próximas uma das outras. Devido a isso, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipode vegetação não consegue se desenvolver.
Apesar do solo ser muito pobre e com uma camada pouco espessa de nutrientes, a flora mantêm-se em virtude do estado de equilíbrio obtido pelo ecossistema.
HISTÓRIA
Segundo estudos já realizados, a Floresta Amazônica abriga aproximadamente 30 milhões espécies de vegetais, dentre esses as de maior destaque são a castanheira, a seringueira, o cacaueiro eum dos símbolos da Amazônia, a Vitória-régia.
É uma floresta tropical fechada, com um grande número de árvores de grande porte, onde ficam próximas uma das outras. Devido a isso, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver.
Apesar do solo sermuito pobre e com uma camada pouco espessa de nutrientes, a flora mantêm-se em virtude do estado de equilíbrio obtido pelo ecossistema.
ORIGEM DO NOME AMAZONICA

O nome que originou a Floresta Amazônica é vinda dos antigos habitantes e de expedições europeias. Um dos primeiros exploradores espanhois Francisco de Orellana, em 1542, relata um ataque a sua expedição por mulheres nuas que usavamarco e flecha, no rio Amazonas.

Orellana chamou-as de amazonas. Na mitologia grega as amazonas tinham o hábito de cortar os seios para melhor manejo de suas armas. Amazona, em grego, significa sem seio. Essas mulheres não aceitavam homens em suas tribos.

Assim, pelo fato dele acreditar nos clássicos mitos gregos, ele nomeou o rio.
ECONOMIA
Os adeptos da “açaímania” (a compulsão pelofruto amazônico que arrebatou milhões de brasileiros e pode ser encontrado em lojas especializadas dos Estados Unidos, Europa e Japão) talvez não saibam, mas a produção brasileira já alcançou 1 milhão de toneladas, o que daria 5Kg de açaí para cada brasileiro e uma receita bruta de 700 milhões de reais por ano. Para que haja açaí na tigela é preciso proteger os açaizeiros, especialmente aqueles...
tracking img