Biomas Europeus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4038 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 13 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice 2
Objetivo 2
Biomas Europeus 4
Floresta Boreal (Taiga) 5
Montanha 6
Floresta Caducifólia Temperada 7
Mediterrâneo (ou Chaparral) 9
Estepe ou Temperado de Pradaria 10
Deserto 11
Vegetação 12
Fauna 15
Fauna em extinção 20
Fauna exótica 22
Desmatamento na Europa 23
Conclusão 25
Referências 26

Objetivo
Neste trabalho serão mostrados e discutidos os biomas situados nocontinente europeu. Mostraremos a flora e a fauna e também representantes de cada grupo. Será discutida a fauna em extinção, além dos animais exóticos presentes na Europa. Também será discutido a flora e os problemas atuais com desmatamento.
Iniciaremos o trabalho mostrando as características de cada bioma, a fim de analisar como o clima, a umidade, a temperatura e as estações do ano afetam nodesenvolvimento da flora e na permanência e existência de fauna naquele habitat.
A seguir, será mostrada a fauna específica da Europa, bem como seus animais em extinção, além daqueles introduzidos no continente.
Mostraremos a questão do desmatamento no continente e também como o continente europeu se porta diante desta atitude.
Biomas Europeus

Tundra (Ártico)
Este bioma encontra-se entre olimite Norte da Floresta Boreal e o limite Sul do gelo permanente. A temperatura média no verão nunca excede os 10ºC, e esta estação, com dois meses sucessivos em que não há noite, corresponde ao curto período de crescimento das plantas, quando a superfície do solo não está gelada. No inverno, a noite está presente durante os dois meses desta estação, e tudo fica congelado, registando-se uma extensacobertura de neve. As médias anuais de precipitação rondam os 250 mm.
A vegetação desta região é muito distinta, correspondendo a uma pradaria úmida ártica, composta por líquens, gramíneas, ciperáceas e plantas lenhosas anãs.



Nessa época é um constante frio, portanto, a maioria dos animais, como as aves e mamíferos, utilizam a Tundra no curto verão, migrando, no inverno, para regiões maisquentes. Os animais que ali vivem permanentemente precisam desenvolver as suas próprias adaptações para resistir aos longos e frios meses de inverno, por isso se realiza a hibernação, como é o caso dos ursos polares, almiscarados (na América do Norte) e lobos árticos.
A fauna dessa vegetação é variada como javalis, gatos bravos, linces, lobos, raposas, esquilos, veados, ursos, martas, muitosinsetos, répteis e aves diversas, algumas de grande porte (águia de asa redonda, águia real etc.). Aparecem ainda muitos invertebrados.
Floresta Boreal (Taiga)

Este bioma ocupa uma região ao longo do hemisfério Norte, essa região forma uma grande área, com largura de 1500 km. Ao Norte dessa região há uma fronteira com a Tundra e ao Sul com a Floresta Temperada.
O clima é extremamente influenciadopelas massas de ar frio vinda dos polos. Os invernos são muito frios, com temperaturas médias abaixo de –7ºC, e a cobertura de neve pode durar mais de seis meses. Os verões são mais quentes, porém possuem uma duração muito inferior, com temperaturas acima dos 15ºC. As precipitações anuais raramente excedem os 500 mm.
O período de crescimento das plantas varia entre 100 a 160 dias. A vegetação édominada por resinosas, como as píceas, abetos e pinheiros (vide figura 3). Em algumas áreas domina apenas uma espécie, sendo a Picea picea o melhor exemplo, cedendo a dominância para o Pinus sylvestris nas zonas mais secas. Determinadas manchas e ao longo dos rios surgem folhosas, como a Betula pubescens. Como arbustos surgem várias espécies do géneroSalix e da família Ericaceae.Montanha
As regiões montanhosas não são verdadeiros biomas, mas influenciam consideravelmente no clima, na vegetação e na fauna da região. Nestas zonas existe uma tendência para haver uma rápida sucessão de comunidades, à medida que a altitude aumenta. A altitude tem um efeito semelhante ao da latitude, definindo bandas de comunidades idênticas, mas mais estreitas. Assim, por exemplo, a...
tracking img