Biomas brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO

Esse trabalho tem como objetivo apresentar sobre os biomas terrestres brasileiros, assim como a caracterização de cada bioma, apresentando sua distribuição geográfica, fitossociologia, fauna típica e pedologia.

INTRODUÇÃO

Bioma é uma comunidade biológica, ou seja, fauna e flora e suas interações entre si e com o ambiente físico: solo, água e ar. Área biótica é a áreageográfica ocupada por um bioma. O bioma da Terra compreende a biosfera. Um bioma pode ter uma ou mais vegetações predominantes. É influenciado pelo macroclima, tipo de solo, condição do substrato e outros fatores físicos, não havendo barreiras geográficas. Independente do continente há semelhanças das paisagens, apesar de poderem ter diferentes animais e plantas, devido à convergência evolutiva.
Um biomaé composto da comunidade clímax e todas as subclímax associadas ou degradadas. É geralmente identificado pela flora clímax, pela estratificação vertical ou pela adaptação da vegetação.
São divididos em dois tipos:
- Terrestres ou continentais
- Aquáticos
Geralmente se dá um nome local a um bioma em uma área específica. Por exemplo, um bioma de vegetação rasteira é chamado Estepe na ÁsiaCentral, Savana no sul da África, Pampa na América do Sul e Campina na América do Norte. A savana é chamada Cerrado no Brasil.

METODOLOGIA

O Brasil é um dos países mais ricos do mundo em recursos naturais. Seu território continental de 8,5 milhões de km2 recebe energia do Sol o ano inteiro, possui a maior floresta tropical do planeta, guarda cerca de um quarto de todas as espécies vegetais eanimais, produtos da história geológica e da influência humana recente. Detém um quinto de toda a água doce disponível na Terra.
A biota terrestre possui a flora mais rica do mundo, com até 56.000 espécies de plantas superiores, já descritas. Acima de 3.000 espécies de peixes de água doce, 517 de anfíbios, 1.677 de aves e 518 espécies de mamíferos, podem ter até 10 milhões de insetos.
OBrasil possui sete biomas: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Campos Sulinos, Costeiro e Pantanal. Os biomas caracterizam-se por formas de plantas consistentes e são encontrados em grandes áreas climáticas.

FLORESTA AMAZÔNICA

A maioria dos 7 milhões de km2 da Floresta Amazônica (Fig. 1) é constituída por uma floresta de terra firme. Esta é uma floresta que nunca é alagada e se espalhasobre uma grande planície de até 130-200 metros de altitude, até os sopés das montanhas.

Figura 1 – Floresta Amazônica

A grande planície corresponde aos sedimentos deixados pelo lago "Belterra", que ocupou a maior parte da bacia Amazônica durante o Mioceno e o Plioceno, entre 25 mil e 1,8 milhão de anos atrás. O silte e as argilas depositados neste antigo lago foram submetidos a umsuave movimento de elevação epirogenético, enquanto os Andes se ergueram e os modernos rios começaram a cavar os seus leitos. Assim surgiram os três tipos de florestas amazônicas: as florestas montanhosas Andinas, as florestas de terra firme e as florestas fluviais alagadas, as duas últimas na Amazônia brasileira.
As flutuações climáticas do Pleistoceno se manifestaram numa sucessão repetida declimas frio-seco - quente-úmido - quente-seco. A última fase fria-seca data de 18 mil a 12 mil anos atrás, quando o clima da Amazônia era semi-árido, com temperatura média rebaixada por até 5ºC. Em seguida, houve o retorno do clima quente-úmido, que chega ao máximo em torno de 7 mil anos atrás. Desde então, e com várias oscilações de menor porte, vivemos um clima relativamente quente-seco.
Muitoimportante foi o fato de que durante as fases semi-áridas, a grande floresta de terra firme se encontrava dividida e fragmentada por formações vegetais abertas, do tipo cerrados, caatingas e campinaranas, todas melhor adaptadas ao clima seco. A floresta sobrevivia em "refúgios", situados nas áreas de solos mais altos e com melhor abastecimento hídrico. Ao voltar o clima mais úmido, a floresta...
tracking img