Biomas brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AMAZÔNIA
A Amazônia ocupa uma área de 4.196.943 Km² e 49,29% do território nacional e que é constituída principalmente por uma floresta tropical. A Amazônia ocupa a totalidade dos territórios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, e parte do território do Maranhão (34%), Mato Grosso (54%), Rondônia (98,8%) e Tocantins (9%). A Amazônia é formada por distintos ecossistemas como florestas densasde terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras. A Floresta Amazônica é a maior formação florestal do planeta, condicionada pelo clima equatorial úmido. Equivale a 35% das áreas florestais do planeta. Possui uma grande variedade de fisionomias vegetais, desde as florestas densas até os campos. Florestasdensas são representadas pelas florestas de terra firme, as florestas de várzea, periodicamente alagadas, e as florestas de igapó, permanentemente inundadas, que ocorrem por quase toda a Amazônia central. Os campos de Roraima ocorrem sobre solos pobres no extremo setentrional da bacia do rio Branco. As campinaranas desenvolvem-se sobre solos arenosos, espalhando-se em manchas ao longo da bacia do RioNegro. Ocorrem ainda áreas de cerrado isoladas do ecossistema do cerrado do Planalto Central do Brasil. Nos topos dos morros geralmente aparecem áreas de campos rupestres, semelhantes ao cerrado.
FAUNA
A Floresta Amazônica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, nessa floresta reside uma grande variedade de seres vivos, vegetal e animal. Alguns registros e pesquisas revelam que naFloresta Amazônica, existem aproximadamente cerca de 1.800 espécies diferentes de aves, 2.500 de peixes, 320 de mamíferos e dezenas de espécies de répteis, anfíbios e insetos. No entanto, esses números apresentados não são totalmente definitivos, pois por falta de pesquisas, muitas espécies de animais ainda continuam desconhecidas pela classe científica e pelo público em geral.
Esse rico ecossistemadetém uma imensa quantidade seres vivos, desde microrganismos até animais de grande porte, de briófitas até árvores de grande porte. A seguir, está uma lista de animais que normalmente são encontrados na Floresta Amazônica:
* Animais Guariba-de-mão-ruiva (alouatta belzebul)
* Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus)
* Arara-vermelha (Ara macao)
* Preguiça-de-três-dedos(Bradypus Tridactylus)
* Borboleta-azul (Morpha menelaus menelaus)
* Uirapuru (Cyphorhinus arada)
* Quati (Nasua nasua)
* Jaguar (Panthera onça)
* Capivara (Hydrochaeris hydrocaeris)
* Tartaruga-da-amazônia (Padocnemis expansa)
* Sucuri (Eunectes murinus)
* Jacaré-açu (Melano suchisniger)
* Pequeno sapo (Dendrobates leucomelos)

PREJUÍZOS AMBIENTAIS
As atividadesagropecuária e madeireira, realizadas principalmente nos últimos trinta anos, são responsáveis por grande parte dos desmatamentos ocorridos nessas florestas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), já foram devastados cerca de 550 mil quilômetros quadrados da floresta amazônica brasileira, o que equivale a 13,7% da mata. Desse total, 200 mil quilômetros foram abandonadospelos exploradores assim que os recursos naturais se esgotaram.

ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

Área de Proteção Ambiental Estadual Caverna do Maroaga
Superfície: 374.700 hectares.
O nome foi dado em homenagem a um chefe Waimiri-Atroari que, segundo a lenda, ali se refugiou na década de 60 durante a construção da BR-174.

Área de Proteção Ambiental Estadual de Nhamundá
Localizada sobre aplanície fluviolacustre formada no encontro dos rios Nhamundá e Amazonas.
Superfície : 195.900 hectares.
Área de Proteção Ambiental Estadual Margem Direita do Rio Negro Setor Paduari – Solimões
Superfície: 461.741 hectares.

Área de Proteção Ambiental Estadual Margem Esquerda do Rio Negro
Setor Tarumã - Açu  /  Tarumã – Mirim
Superfície: 643.215 hectares.

*****

CERRADO
O cerrado ocupa...
tracking img