Biomar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UFRGS/UERGS
BIOLOGIA MARINHA
ALUNA: CLÁUDIA LAPA
ZOOLOGIA – CAROLINE GREVE

Exercícios Exercícios – Coleções e Nomenclatura Zoológica

1. Qual é a importância das coleções científicas?
Ascoleções cientificas são importantes nos estudos taxonômicos, na base de elaboração de inventário e catálogos manuais, importante também na representatividade com catalogação de séries e espécimesúnicos além da comprovação de pesquisa pregressa (zoologia aplicada).

2. Descreva algumas das atividades envolvidas na curadoria de coleções científicas.
Um curador deve manter a coleção sempreorganizada preocupando-se com o armazenamento seja ele a seco ou em liquido, cuidado com a catalogação e obtenção de novos materiais e deve também cuidar e estar atento aos empréstimos. Na curadoriatambém é preciso estar atento ao controle de pragas supervisionando a temperatura e incidência de luz como outro fatores climáticos possíveis que possam de alguma maneira prejudicar as coleções.

3.Explique com suas palavras o que significa dizer que o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica é tem como objetivos a estabilidade, a universalidade, a unicidade e a distinção dos nomes.Estabilidade: A estabilidade garante, ou procura garantir que não ocorram sucessivas mudanças no nome dos indivíduos. Há regras para que um mesmo indivíduo tenha seu nome mudado. Universalidade: Permite quetenha um padrão, de como os nomes dever ser registrados, e que em qualquer parte do mundo científico os pesquisadores e interessados entendam sobre a espécie. Unicidade: Deve garantir que somente umorganismo tenha tal nome, e que se hajam divergências e confusões entre organismos muito parecidos, que sejam concertadas. Distinção de nomes: Proporciona que cada ser tenha seu nome, único,diferenciado.

4. Que princípio é adotado pelo CINZ para resolver casos de hominímia e sinonímia? Explique.
O Princípio da Prioridade que diz que “sinônimos ou homônimos sênior (mais antigos) tem...
tracking img