Bioma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Enfermagem é uma disciplina do conhecimento cujas práticas estão alicerçadas em teorias que estabelecem as diretrizes para se cuidar do outro com sua singularidade, seguindo princípios humanísticos, éticos, científicos, culturais e legais, é imperativo que se conheça os elementos essenciais que orientam a metodologia da assistência de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade.

O processode enfermagem, através da SAE, conduz ao cuidado amplo e holístico focando no corpo, mente e espírito, que busca maximizar a capacidade do indivíduo para se auto cuidar.

O princípio da enfermagem é a valorização profissional, compromisso autêntico, exercício de uma prática multidisciplinar e interdisciplinar, exigência de educação permanente, desenvolve a competência e autonomia doprofissional.

É obrigação do profissional de saúde respaldar a sua tomada de decisão nas bases concretas do método científico.


A Enfermagem atua em diversas Instituições, em diferentes Especialidades.

Carência de infra-estrutura;
Carência de recursos materiais;
Carência de recursos humanos.

Tendo ainda que prestar uma assistência livre de imperícia, imprudência e negligência.

A sucessão degrandes acidentes, acompanhados quase sempre de importantes contaminações ambientais e vitimando inúmeros trabalhadores, tem provocado na mídia brasileira o ressurgimento da questão da segurança e saúde no trabalho.
Contudo, como é de conhecimento dos técnicos que atuam na área, a segurança e a saúde no trabalho não é uma preocupação recente, pois o impacto da Revolução Industrial no século XIXfoi tão espetacular e espoliador da vida operária, que necessariamente a questão se converteu num tema de estudo e de ação.
os antigos direitos humanos à vida e à subsistência tinham de ser repensados, ou seja, a sociedade industrial criava a necessidade de novos direitos, que antes não haviam sido necessários; por exemplo, o direito à proteção no trabalho contra riscos que anteriormente nãoexistiam, ou que poderiam ter sido considerados como insignificantes
O Ministério do Trabalho é o órgão de âmbito nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, inclusive a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares. Desde 1988, a Constituição Brasileira, em seu artigo 200, estabeleceutambém a competência do Sistema Único de Saúde (SUS) para, além de outras atribuições, executar ações de saúde do trabalhador.
No campo teórico, estamos diante de uma área de conhecimento e de ação onde existem atualmente pelo menos duas maneiras de conceber a segurança e a saúde no trabalho: uma, mais restrita e que se limita essencialmente ao aspecto preventivo dos prejuízos causados à saúdepelo trabalho, isto é, a proteção contra riscos de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho; e a outra, mais ampla e que envolve o conjunto dos problemas que cercam a saúde dos trabalhadores. De um lado o pensamento clássico da engenharia de segurança e da saúde ocupacional que entende o trabalho (e os riscos dele decorrentes) como um problema essencialmente ambiental, e, nesse sentido, preconizauma abordagem puramente técnica da questão. De um outro lado, a corrente da medicina social/saúde coletiva que evidencia no trabalho um caráter social e coletivo, e propõe uma abordagem ao mesmo tempo técnica e social para a relação saúde/trabalho.
Para os críticos da medicina do trabalho, o método por ela utilizado (que é o do pensamento médico dominante), baseia-se em grande medida nasreduções sucessivas do objeto de estudo particular, delimitando componentes cada vez menos complexos e estudando-os isoladamente, restringindo-se aos dados relativos ao ambiente de trabalho. A debilidade do método da medicina do trabalho residiria em supor a possibilidade de entender o conjunto a partir da somatória de suas partes, não explicando satisfatoriamente as diferenças qualitativas entre os...
tracking img