Bioma mata atlantica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Mata Atlântica

Segundo Mantovani (1993, apud Adams, 2000), a floresta encontrada sobre serrarias costeiras denomina-se Floresta Pluvial Tropical, Floresta Ombrófila Densa ou, genericamente, Mata Atlântica. A elaboração dos textos que seguem, teve como referência esta classificação.
A Mata Atlântica é a segunda floresta neotropical em tamanho, depois da Floresta Amazônica (Adams,op.cit.) Localiza-se sobre uma antiga cadeia de montanhas, que se estende ao longo da costa brasileira.
Os primeiros estudos e registros sobre a Mata Atlântica, desenvolvidos a partir do Século XIX, mostram que esta floresta cobria boa parte do litoral brasileiro, estendendo-se desde o RN até o RS, de forma quase contínua.
Atualmente, seus remanescentes correspondem a menos de 8% da coberturaoriginal (SOS Mata Atlântica, 1995), sendo que as maiores áreas estão nas regiões Sul e Sudeste.
Algumas características homogeneízam este ecossistema que, por estender-se de Norte a Sul, poderia apresentar diversas formações florestais. São elas:
a) suave e gradual mudança na biota
b) regime climático similar
c) história geológica longa e comum
d) tipo de solo similarI. Localização

A Mata Atlântica localiza-se sobre uma imensa cadeia de montanhas, ao longo da costa brasileira, na qual o substrato dominante compreende rochas cristalinas. As montanhas mais antigas estendem-se em áreas da Serra do mar e foram formadas por atividades tectônicas no Período Ordoviciano da Era Paleozóica. Morros arredondados são formados por grandes blocos, normalmente, de rochasgraníticas (magmáticas). Rochas calcárias, vulneráveis à dissolução química, formam cavernas e as formadas por quartzitos sobressaem-se na paisagem, como é o caso do Morro do Jaraguá, em São Paulo.

Mata Atlântica engloba 17 estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, MS, GO, MG, RJ, ES, BA, AL, SE, PE, PB, RN, CE e PI)


Mata Atlântica em 1500

Estado Área de
domínio
Alagoas
52%
Bahia
31%Ceará
3%
Espírito Santo
100%
Goiás
3%
Mato Grosso do Sul
14%
Minas Gerais
45%
Paraíba
12%
Paraná
32%
Pernambuco
18%
Piauí
9%
Rio de Janeiro
99%
Rio Grande do Norte
6%
Rio Grande do Sul
47%
Santa Catarina
99%
São Paulo
80%
Sergipe
32%






II. População Envolvida

Cerca de 120 milhões de pessoas moram na área de domínio da Mata Atlântica. A diversidadecultural existente é enorme. É uma população onde se misturam as várias descendências das imigrações e as populações indígenas e tradicionais.

Grande parte da população brasileira vive na Mata Atlântica, pois foi na faixa de abrangência original desse bioma – 15% do território brasileiro – que se formaram os primeiros aglomerados urbanos, os pólos industriais e as principais metrópoles. Sãoaproximadamente 120 milhões de pessoas (70% do total) que moram, trabalham e se divertem em lugares antes totalmente cobertos com a vegetação da Mata Atlântica.

A Mata Atlântica também abriga grande diversidade cultural, constituída por povos indígenas, como os Guaranis, e culturas tradicionais não-indígenas como o caiçara, o quilombola, o roceiro e o caboclo ribeirinho. Apesar do grande patrimôniocultural, o processo de desenvolvimento desenfreado fez com que essas populações ficassem de certa forma marginalizadas e muitas vezes fossem expulsas de seus territórios originais.






























III. Área em km²
Em 1.500 sua extensão original perfazia mais de 1.290.692 km2 do território nacional, estendendo-se desde o Nordeste Brasileiro até o RioGrande do Sul
As informações atuais mostram que a área original do Bioma está reduzida a 7,3%, ou seja 97.596 km2.






















IV. Fauna
A fauna da Floresta Atlântica representa uma das mais ricas em diversidade de espécies e está entre as cinco regiões do mundo que possuem o maior número de espécies endêmicas. Está intimamente relacionada com a vegetação, tendo...
tracking img