Biologiax

493 palavras 2 páginas
5 -Células do tecido epitelial e hematopoiético se renovam com muita frequência, então, isso mostra uma alta taxa de mitose nesses tecidos, são células lábeis. O tecido é renovado com uma frequência muito alta.
Já nos tecidos muscular e nervoso não ocorre essa alta taxa de divisão, são células mais permanentes, então as mitoses ocorrem com pouca frequência.
No tratamento com quimioterápicos, em que há interrupção das mitoses do corpo, os tecidos que se renovam com muita frequência, epitelial e hematopoíético, ficarão debilitados, gerando os efeitos colaterais desses remédios.

6-a) Fig. A - Anáfase I de meiose onde se observa a disjunção dos cromossomos homólogos.Fig. B - Anáfase II com disjunção de cromátides. b) Na fig. B não ocorreu a separação das cromátides-irmãs em um dos cromossomos indicados. Esse fato leva aformação de aneuploidias, ou seja, células haplóides com um cromossomo a mais (n + 1) e com um cromossomo amenos (n - 1). c) Síndrome de Down (2A,XX + 21 ou 2A,XY+21) e Síndrome de Turner (2A, X 0)

8-O brotamento dos corais e a plantação do canavial são exemplos de reprodução em que um só indivíduo origina, geralmente, grande número de descendentes muito semelhantes, pois tem as mesmas informações genéticas do ancestral. É a reprodução assexuada. tanto o desenvolvimento do broto do coral como o da nova planta da cana-de-açúcar ocorrem por mitoses de parte do corpo do genitor. Nos organismos com reprodução assexuada, as mutações são a única fonte de variabilidade.
Todos os vertebrados realizam reprodução sexuada, padrão observado em muitos invertebrados e nas plantas. A reprodução sexuada origina menor número de descendentes que a assexuada, e o dispêndio de energia é muito maior. Nas plantas, implica em formação de flores capazes de atrair polinizadores, como aves e abelhas. Nos animais, para cada filho gerado os machos produzem milhares ou milhões de gametas, os espermatozóides.

9-a) Metade dos espermatozóides formados conterá

Relacionados