Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são Animais Peçonhentos?
Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente.Portanto, peçonhentos são os animais que injetam veneno com facilidade e de maneira ativa. Ex.: Serpentes, Aranhas, Escorpiões, Lacraias, Abelhas, Vespas,Marimbondos e Arraias.
Já os animais venenosos sãoaqueles que produzem veneno, mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões), provocando envenenamento passivo por contato (lonomia ou taturana), por compressão (sapo) ou por ingestão(peixe baiacu)
Veneno

Oophaga pumilio, um dendrobatídeo, contém numerosos alcalóides que desincentivam predadores.
Muitas rãs possuem toxinas fracas que as tornam desagradáveis ao paladar depredadores potenciais. Por exemplo, todos os sapos possuem glândulas de veneno grandes — as glândulas parotóides — localizadas atrás dos olhos no topo da cabeça. Algumas rãs, tais como os membros dafamília Dendrobatidae, são especialmente tóxicos. A constituição química das toxinas das rãs variam de irritantes a alucinogénicos, convulsivos, neurotoxinas, e vasoconstritores. Muitos predadores de rãsadaptaram-se para tolerar níveis elevados destes venenos. Outros, incluindo humanos, podem ser severamente afectados.
Outras rãs obtêm veneno das formigas e outros artrópodes que comem;[9] outros, taiscomo Pseudophryne corroboree e Pseudophryne pengilleyi, podem produzir um alcalóide não derivado da sua dieta.[10] Alguns povos nativos da América do Sul extraem veneno dos dendrobatídeos eaplicam-nos aos seusdardos para caçar,[11] apesar de poucas espécies serem suficientemente tóxicas para este objective. Anteriormente era erroneamente pensado que o veneno era colocado em setas e não emdardos. As rãs venenosas tendem a anunciar a sua toxicidade com cores vivas, uma estratégia adaptativa conhecida poraposematismo. Há pelo menos duas espécies de rãs não-venenosas da América tropical...
tracking img