Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Biologia
Reprodução Assexuada das Angiospermas
A presença de flores e frutos, nas angiospermas, otimizou a fecundação das plantas e dispersão das sementes que, em outros grupos de plantas, ocorriam primordialmente por meio da ação dos ventos. Tais fatores, juntamente com um sistema eficaz de vasos condutores, permitiram que as angiospermas conquistassem diversos ambientes,representando cerca de 70% de todas as plantas de nosso planeta.
Apesar de essas novas estruturas terem propiciado um grande avanço no que se diz respeito à reprodução sexuada das angiospermas, a reprodução assexuada não deixou de ser importante para esses indivíduos. Além de, geralmente, dar origem a novos indivíduos de forma mais rápida, tal modalidade produz indivíduos de mesmo genótipo, conservando ascaracterísticas da espécie nas novas gerações.
A forma mais comum de reprodução assexuada em plantas é denominada propagação vegetativa. Nela, estruturas como caules e folhas de determinadas plantas formam raízes, dando origem a novos indivíduos. Grama, batata, morangueiro e violeta são alguns exemplos de plantas que podem dar origem a novos indivíduos por meio desse tipo de reprodução assexuada.
Apartir desse princípio, podemos desenvolver algumas técnicas de propagação vegetativa que não ocorrem espontaneamente na natureza. São elas:

Estaquia: ramos caulinares contendo gemas laterais são cortados (assim como a gema apical) e são plantados, dando origem a novas plantas.
Mergulhia: partes de ramos são enterradas até que se criem raízes, sendo depois separadas da planta de origem ereplantadas.
Alporquia: é feito um pequeno corte em um ramo da planta, que é protegido por terra úmida, envolvida em um recipiente, como saco ou pano. Quando as raízes se desenvolvem, o ramo é retirado e plantado.
Enxertia: uma muda (cavaleiro ou enxerto) é transplantada em outra (cavalo ou porta-enxerto), enraizada.
Cultura de tecidos in vitro:  técnica desenvolvida pela engenharia genética, na qualfragmentos de plantas de interesse são esterilizados e cultivados em soluções nutritivas.
Reprodução sexuada nas angiospermas
Polinização: É o transporte dos grãos-de-pólen da antera ao estigma do gineceu. A fecundação cruzada é a mais comum (de uma flor para a outra).
Os processos de fecundação são:
* Anemófila: Realizada pelo vento. Para compensar o processo as flores apresentam estiletes longos,plumosos e muito pólen;
* Hidrófila: Realizada através da água;
* Ornitofilia: Realizada pelos pássaros. As corolas são coloridas, nectáreas e glândulas odoríferas;
* Entomofilia: Realizada pelos insetos. Apresenta as mesmas adaptações da Ornitofilia;
* Quiropterofilia: Realizada pelos morcegos;
* Antropofilia: Realizada pelo ser humano.
 A Fecundação
 Quando o grão de pólen entra em contato com oestigma ocorre a germinação e forma o tubo polínico ou gametófito masculino. A célula divide-se por mitose originando dois núcleos espermáticos. O tubo cresse e atinge o óvulo (gametófito feminino) e um dos núcleos fecunda o oosfera (n) formando um zigoto (2n). O zigoto entra em segmentação e forma o embrião. O outro núcleo espermático (n) funde-se com os núcleos polares formando uma célulatriplóide (3), que por mitoses forma o Albume que envolve o embrião formando a casca da semente (tegumento).
Nos vegetais dicotiledôneas, para forma uma nova planta angiosperma, não precisa de água, o endosperma é digerido pelo embrião e o produto passa a fazer parte dos cotilédones.
Nos vegetais monocotiledôneas o cotilédone não possui reserva, pois essa reserva nutritiva fica encerrada
no albume.Conclui-se então que a semente é o óvulo fecundado e desenvolvido. Após formar a semente a parede do ovário transforma-se no pericarpo que é a parede do fruto. Com a germinação da semente surge uma nova planta, fechando o clico reprodutivo das angiospermas.
Propagação das sementes 
Anemocoria: levadas pelo vento;
Hidrocória: disseminadas pela água;
Zoocoria: disseminadas pelos animais.

FRUTO -...
tracking img