Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Povoamento

Esse desmembramento era velha reivindicação, motivada por condições econômicas, políticas e geográficas especiais, que determinavam profundas transformações para que a região alcançasse o desenvolvimento desejado, emperrado pelas gritantes diferenças entre o sul e o norte do antigo Estado.
        De um lado, a região sul, com condições excepcionais de crescimento imediato, eradificultado pelas características nitidamente pré-amazônicas da sua porção norte.
        Até mesmo o povoamento da região sul se deu de forma diferente: primitivamente habitada por tribos indígenas como os guaicurus, paiaguás e caiuás - dos quais os habitantes da região herdaram muitos dos costumes e das tradições ainda hoje cultivados - a região norte começou a ser povoada pelos que lá chegaramatraídos pelas minas de ouro de Cuiabá, originando as primeiras vilas de garimpeiros que penetravam os rios e exigiam pontos de apoio, nascendo assim, povoados como os de Camapuã e o Sítio do Rio Pardo, que foram sendo instalados até o fim do ciclo do ouro.
        Foi, porém, em 1775, com a fundação do Presídio de Coimbra (hoje Forte Coimbra) e, mais tarde, do Presídio Militar de Miranda, que opovoamento da região foi-se consolidando, a partir do surgimento de vilas e arraiais ao redor dessas fortificações, como Nossa Senhora da Conceição do Albuquerque (que deu origem a Corumbá) e MIranda.
        Os maiores responsáveis, porém, pelo povoamento do Mato Grosso do Sul foram os homens que chegaram e se instalaram para o pastoreio e deram origem a pequenos núcleos habitacionais, comoAquidauana, Rio Brilhante, Nioaque, Maracaju e Campo Grande.
        Instalado oficialmente como Estado, em 1º de janeiro de 1979, Mato Grosso do Sulpossuía à época da divisão 55 municípios (hoje são 78 municípios),sendo considerado atualmente como a mais próspera fronteira agrícola do país e possuindo uma populaçãosuperior a 2 milhões de habitantes. (Leia mais sobre a história de Mato Grosso do Sul)        E ainda conta com outra riqueza extraordinária: o imenso potencial turístico apresentado pelos dois terços da região pantaneira que ficam no Estado sul-mato-grossense.


A Divisão

Já na década de 1950, era inquestionável o aumento da importância do leste do estado, uma vez que o Bolsão Sul-Matogrossense já começava a exercer influência política ao nível estadual, tanto no norte,quanto no sul. Essas demonstrações de poder que se iniciaram com a candidatura de Filadelfo Garcia à Câmara dos Deputados do Brasil se confirmaram com a eleição dePedro Pedrossian ao governo de Mato Grosso em 1965.

O governo federal com base na lei complementar nº 20, estabeleceu, em 1974, a legislação básica do período da ditadura militar para a criação dos estados e territórios brasileiros,reascendendo, assim, a campanha pela autonomia do sul matogrossense.

De fato, em 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar 31, que criou o Estado de Mato Grosso do Sul, em área desmembrada do estado de Mato Grosso. Já em 1 de janeiro de 1979, tomaram posse os deputados eleitos, em 15 de novembro de 1978, para a Assembléia Legislativa e Constituinte de Mato Grossodo Sul, conforme previsto na LC 31. O primeiro governador, o engenheiro gaúcho Harry Amorim Costa, servidor público do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), autarquia federal hoje extinta, foi nomeado pelo presidente Geisel, de acordo com a mesma Lei Complementar.

Atualmente
Na década de 1980 o governo estadual procurou voltar-se para os problemas sociais, a educação e a saúde.Foi instalada a primeira companhia da Polícia Florestal, incumbida de reduzir as ações predatórias no Pantanal, área depredada por empresas pesqueiras e por caçadores. Implantou-se também o Grupo de Operações de Fronteira (GOF) para reprimir o tráfico de drogas, o contrabando e a caça ilegal de animais silvestres nos 400 km de fronteiras com a Bolívia e o Paraguai. No ano de 1982 houve as...
tracking img