Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Mato Grosso
Campus Universitário de Barra do Garças
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Faculdade de Enfermagem

Geane Francis Aparecido Santana

Preconceito na enfermagem: percepção de enfermeiros formados em diferentes décadas.

[pic]

Barra do Garças-MT,

2011.
Preconceito na enfermagem: percepção de enfermeiros formados em diferentes décadas.A profissão da enfermagem é ainda nos dias atuais carregada de preconceitos sociais, estigmas, imagens e estereótipos sobre a atuação do enfermeiro no mercado de trabalho. É uma ocupação predominantemente exercida por mulheres, assim a visão de que as mulheres não foram educadas para trabalhar fora é reforçada fazendo com que a profissão seja marcada por preconceitos.
Observando ocontexto histórico podemos notar que os conceitos errôneos sobre os enfermeiros existem desde o inicio da profissão. Como por exemplo, nos séculos XVII e XVII as religiosas que cuidavam dos doentes foram expulsas dos hospitais fazendo com que pessoas não qualificadas fossem contratadas e obrigadas a cuidar dos doentes em troca de uma remuneração baixa e insalubre, esse período foi chamado de períodonegro da História da Enfermagem.
Alguns preconceitos ainda existem como o termo “enfermosa” sendo aquela enfermeira que é bonita ou “enfermesa” aquela que é burocrata que somente administra de longe os problemas da unidade de saúde ou ainda “enfernagem” aquela que inferniza a vida do médico e da equipe de saúde, esses trocadilhos ainda existem devido a raízes históricas.
Atualmente osparadigmas estão diminuindo, a visão de que só as mulheres podem ser enfermeiras está mudando, como alguns homens estão praticando a enfermagem obstétrica. Os homens avançam na carreira mais rápido que as mulheres que não aceitam bem a presença masculina achando-os preguiçosos e estranhos, além disso, há o estereótipo que todo enfermeiro é homossexual.
Outros preconceitos que podemosverificar são: a enfermeira ter caso com médico e é inferior a ele devendo ser submissa. Também na graduação os colegas acadêmicos dizem que todo enfermeiro gostaria de ser médico, reforçando a idéia de que o enfermeiro é inferior ao médico, esse é conceito é errôneo, pois o profissional da enfermagem deve assumir sua competência e integrar-se a equipe de enfermagem dando sua contribuição. Além disso,a enfermeira é vista como símbolo sexual, pelo fato a profissão ser exercida principalmente por mulheres e pela mulher ter sua imagem vinculada à sexualidade, mulher objeto sexual.
Algumas atitudes dos profissionais da enfermagem podem ajudá-los a enfrentar o preconceito durante a graduação e no exercício da profissão. Este fato pode ser minimizado divulgando informações sobre a enfermagem,qual a função, a importância dos cuidados prestados, entre outros. É preciso que os profissionais sejam formados com conhecimentos que os farão realizar o exercício da enfermagem com competência gerando respeito da equipe e dos usuários dos sistemas de saúde devendo ressaltar a importância do trabalho em equipe visando melhorar a imagem da categoria através da atuação nas diversas dimensões dasnecessidades de saúde de indivíduos e grupos sociais.A postura a ser adota perante os preconceitos deve ser aprendida na faculdade valorizando nas suas atividades de ensino o desenvolvimento de uma postura crítica

Considerações Finais

É importante que os profissionais que os profissionais da saúde estudem a historia da enfermagem buscando o reconhecimento e autonomia, pois as idéiasreferentes a profissão são resultado de uma realidade sociocultural as quais são passíveis de mudanças dos aspectos negativos. A enfermagem é rodeando de aspectos preconceituosos no que diz respeito ao que faz o enfermeiro e essas concepções equivocadas podem ser mudadas por meio de uma atuação competente e de um bom trabalho em equipe, só assim a categoria será valorizada, trabalhando com coesão e...
tracking img