Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO FÁRMACO
A farmacologia está preocupada com o estudo do medicamento, e o medicamento tem um principio ativo e um excipiente que são apresentados numa forma farmacêutica. Para que o medicamento faça efeito ele precisa ser liberado da forma farmacêutica e dissolvido. Essa liberação da forma farmacêutica e a dissolução representam o que chamamos de fase BIOFARMACOTÉCNICA do medicamento.Depois de dissolvido, o medicamento pode ser absorvido, ou seja, passar do local de aplicação para a corrente sanguínea. Portanto, ABSORÇÃO é a passagem do fármaco do local de aplicação para a corrente sanguínea passagem pelas membranas das células (bicamadas lipídicas) e isso faz com que fármacos pequenos, lipossolúveis e apolares sejam mais facilmente absorvidos do que outros tipos de fármacos.
Otamanho e a solubilidade é algo que quase não podemos interferir, mas podemos interferir na POLARIDADE do fármaco, pois depende do PH do meio Fármacos ácidos são melhores absorvidos em meio ácido e fármacos básicos são melhores absorvidos em meio básico (ficam em sua forma molecular e não possuem carga).
A absorção é um mecanismo PASSIVO sempre que ocorre a favor do gradiente de concentração(sempre que tem mais fármaco do lado de fora do que do lado de dentro – sem gasto de energia). A partir do momento que temos duas condições iguais de concentração o transporte é ATIVO (tem gasto de energia).
A absorção ocorre essencialmente no INTESTINO DELGADO e ela acontece quando o fármaco é administrado por via oral depois do medicamento ter passado pelo fígado EFEITO DE PRIMEIRA PASSAGEM:diminui a BIODISPONIBLIDADE do fármaco (quantidade de medicamento que efetivamente vai chegar à corrente sanguínea). A única via de admnistração que não ocorre absorção é a via intravenosa e endovenosa e nesse caso o fármaco é 100% biodisponível.
Quando o medicamento chega na corrente sanguínea ele precisa alcançar os tecidos e o nome desse processo é DISTRIBUIÇÃO. Nesse processo tem grandeimportância a afinidade do fármaco pelas proteínas: quanto maior for a afinidade, menor o volume de distribuição (menor a quantidade que vai chegar no tecido alvo para desencadear efeito).
O Tecido adiposo pode funcionar como um depósito de fármacos, pois por serem pequenos, liposolúveis e apolares eles tem afinidade com esse tecido. No entanto, quanto mais irrigado for o tecido, maior quantidade defármaco consegue chegar até ele.
Uma vez que o medicamente chega no tecido alvo e fez efeito, é preciso que ele vá embora, mas tem uma dificuldade: excretar pela urina que é hidrossolúvel um fármaco lipossolúvel. Portanto, para auxiliar esse processo o fígado faz a metabolização ou BIOTRANSFORMAÇÃO, com o objetivo principal de transformar o fármaco lipossolúvel em hidrossolúvel. Esse é um processodifícil e ocorre em duas fases: 1- Fígado transforma a substância APOLAR em POLAR; 2- Libera a substância polar e agrega outras substâncias formando um conjugado: um sal hidrosolúvel que vai ser excretado pela urina. Esse metabólito é completamente diferente do composto original e é sempre mais hidrosolúvel do que o fármaco original.
Esse metabólito pode ser ATIVO, INATIVO ou TÓXICO.
Quando asenzimas do fígado estão trabalhando mais, estão no processo de INDUÇÃO, e assim tem mais formação de metabólitos; já quando as enzimas do fígado estão trabalhando menos ocorre uma menor produção de metabólitos e o medicamento demora mais pra ser excretado. 
A excreção do fármaco pode ocorrer pelo pulmão, pelo suor, pela lágrima, pela saliva, pelo leite materno, pelas fezes, MAS A VIA PREFERENCIAL ÉA URINA.
A urina é Formada nos néfrons, e neles ocorrem 3 processos que determinam a quantidade de fármaco que será excretada: a FILTRAÇÃO E A SECREÇÃO que contribuem para a excreção do medicamento e a REABSORÇÃO, que atrapalha a excreção.
Uma forma importante de nos ajudar a tratar intoxicação por medicamentos é chamada ARMADILHA IÔNICA, onde se modifica o PH da urina, para transformar os...
tracking img