Biologia

Páginas: 3 (664 palavras) Publicado: 25 de junho de 2015
1- Explique como as bactérias, as amebas, e as bananas se reproduzem.

Todos os 3 se reproduzem de forma assexuada, porém as bactérias, assim como as amebas se reproduzem por divisão celular, já asbananas se reproduzem por mudas, com exceção de algumas espécies selvagens que possuem sementes.


2- Descreva cada etapa do ciclo da rã-touro (Rana catesbeiana), do causador da esquistossomose(Schistosoma mansoni) e da borboleta Monarca (Danaus plexippus).

Rã-Touro:
O ciclo da rã touro começa como ovo, que é onde começa o seu desenvolvimento, passando de embrião para larva. Nessa fase elaapresenta o botão caudal, batimentos cardíacos e brânquias externas.
Gradativamente, começa a crescer e a se modificar; as brânquias passam a funcionar dentro do corpo, permanecendo a abertura do sifãolateral, por onde ocorre o fluxo da água, que entra pela boca e passa pelas brânquias, possibilitando a respiração. Nesta oportunidade, a larva modifica a forma do corpo e ganha a denominação de girino.O girino passa então por um processo fisiológico contínuo, denominado metamorfose, que consiste na modificação da morfologia e fisiologia das rãs, para possibilitar a sua sobrevivência no ambienteterrestre.

Schistosoma mansoni:
O Schistosoma mansoni também inicia seu ciclo como ovo que é eliminado pelas fezes do hospedeiro final (humano), uma vez na água, ovos eclodem originando miracídios, quevão parasitar em um hospedeiro intermediário (um molusco que habita lugares úmidos).
No hospedeiro, o miracídio se desenvolve, dando origem a cercarias.
Na água, as cercarias parasitam o homem,penetrando-lhe a pele. Depois da penetração, as cercarias passam a se chamar esquistossômulos. Esses ganham a circulação venosa, chegam ao pulmão, coração, artérias mesentéricas e sistema porta. A maturaçãosexual ocorre nesse local após cerca de 30 dias da penetração.

Monarca:
A borboleta, assim como os outros, começa o ciclo como ovo, que é posto pela fêmea em uma folha da planta serralha, entre 3...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!