Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Adventista de Santos
Nome: __________________________Nº ___ Série: 2º ano Professora: Maura Eduarda Assunto: Reino Monera Atividade de Biologia – 1º Bimestre Data: __/03/13

Lista de Exercícios – Reino Monera 1) (FUVEST - SP) Cite duas formas de reprodução nas bactérias. 2) (PUC-CAMP-SP) Nas bactérias, existe um processo de transmissão genética denominado transdução. No que consisteesse processo?

3) (UFMG) Observe o esquema de uma bactéria: a) Cite duas características do esquema que permite classificá-la como uma célula procariota. b) Cite a organela da célula eucariota que executa a mesma função desempenhada por uma estrutura localizada na membrana plasmática bacteriana. Quem é essa estrutura? c) Descreva um dos processos naturais que permitiriam a transferência demateriais genéticos dessa célula para outra preexistente.

4) (UFRJ) Há um cuidado que deve ser tomado quando se compra um alimento enlatado. Devemos observar não só a data de fabricação e o prazo de vencimento do produto, mas também o aspecto da lata que não deve se apresentar estufada, pode ter-se desenvolvido, dentre outras bactérias, a produtora do botulismo, uma doença freqüentemente fatal. a)Que tipo de respiração essa bactéria mantêm no interior da lata fechada? b) No caso do produto contaminado, o que causou a pressão no interior da lata, estufando a tampa? c) Quem é o causador do botulismo? Qual sua forma de transmissão? 5) (VUNESP) As doenças sífilis e cólera são causadas por bactérias, mas apresentam diferentes formas de contágio. Quais são essas formas? 6) (FUVEST) Um estudanteescreveu numa prova: "As bactérias não têm núcleo nem DNA". Você concorda com ele? Justifique. 7) (UNICAMP) Um agricultor resolveu uma pequena parte de seu terreno para o plantio de feijão e a maior parte para o cultivo de milho. Colheu um pouco de feijão, mas o milho não produziu praticamente nada. Consultou um técnico que lhe sugeriu, após a análise do solo, que plantasse no terreno uma leguminosanão comestível, conhecida como "feijão-de-porco". Essas plantas, depois que dessem frutos, deveriam ser cortadas e misturadas com a terra, pensando no plantio do milho do ano seguinte. Por que o técnico sugeriu que ele plantasse uma leguminosa e por que a planta, depois de cortada, deveria ser incorporada ao solo? 8) (UFPR) Em janeiro de 2004, em uma cidade litorânea do Sul do Brasil, foramregistrados 100 casos de gastrenterite. Todas as pessoas haviam tomado, na praia, sorvete de fabricação caseira, de uma mesma microindústria. O surto provocou uma estimativa total de 500 casos na região, naquela temporada. Os serviços de saúde que atenderam os pacientes suspeitaram imediatamente do sorvete. Pergunta-se: a) Por que o sorvete foi apontado como causa da gastrenterite? b) De onde podem terprovindo as bactérias? c) Apresente dois tipos de medidas cabíveis em uma situação como esta.

9) (UFRJ) "SURTO DE CÓLERA ATINGE CENTENAS DE PESSOAS NA CIDADE PARANAENSE DE PARANAGUÁ. Num período de apenas 12 dias, entre 26 de março e 7 de abril, mais de 290 habitantes da cidade de Paranaguá, no estado do Paraná, foram parar em hospitais com forte diarréia e uma perigosa desidratação. O cóleravoltou atacar e com força". Adaptado da revista Época, 12 de abril 1999 p. 68.

a) Identifique o reino a que pertence o agente etiológico do cólera. b) Cite duas formas de proteção contra essa doença. 11) (UFABC/2009) A explosão demográfica no mundo pobre foi tão sensacional porque as taxas de nascimento básicas nesses países foram em geral muito mais altas que as dos períodos históricoscorrespondentes nos países “desenvolvidos”, e porque a enorme taxa de mortalidade, que antes continha a população, caiu como uma pedra a partir da década de 1940 – quatro ou cinco vezes mais rápido que a queda correspondente na Europa do século XIX. Pois, enquanto na Europa essa queda teve que esperar a melhoria gradual dos padrões de vida e ambientais, a tecnologia moderna varreu o mundo dos países...
tracking img