Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedades físicas da água
Introdução:
Neste trabalho sera falado sobre a água e sobre alguns aspectos; como: A polaridade da água, tensão superficial, densidade da água, calor especifico, e a viscosidade.A água é o constituinte mais característico e peculiar do Planeta Terra. Ingrediente essencial à vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a humanidade dispõe. Embora se observe pelo mundo afora tanta negligência e tanta falta de visão com relação a este recurso, é de se esperar que os seres humanos tenham pela água grande respeito, que procurem manter seus reservatórios naturais esalvaguardar sua pureza. De fato, o futuro da espécie humana e de muitas outras espécies pode ficar comprometido, a menos que haja uma melhora significativa no gerenciamento dos recursos hídricos terrestres. (Marco Antonio Ferreira Gomes)

1. Polaridade da água
A polaridade da molécula de água e extensiva quantidade de pontes de hidrogênio intermoleculares apresentam no estado liquidocontribuem para as propriedades raras ou singulares e biologicamente importantes que a água apresenta. A água dissolve a maior quantidade e variedade de substancias do que qualquer outro solvente, a água tem capacidade de neutralizar cargas de íons ou macromoléculas circundando-as de forma orientada com uma ou mais camadas, formado a chamada capa de moléculas de água ou camada de solvatação.
Essa capade hidratação reduz as probabilidades de recombinação entre íons e as interações entre as macromoléculas, funcionando como um isolante elétrico diminui com a concentração do soluto.
A água tem a tendência também de se ligar fortemente as superfícies de colóides do solo, como argila, silte e areia, bem como a celulose e a muitas outras substancias essa característica de absorção é de grandeimportância na ralação solo-planta.
A polaridade da molécula de água pode ser medida por uma grandeza conhecida como dielétrica, a água apresenta uma das maiores constantes dielétrica de que se tem conhecimento entre os solventes.
Desse modo, a água se apresenta como um excelente solvente para íons e moléculas carregadas.

2. Tensão Superficial da água
Tensão superficial é um fenômeno típico deuma interface líquido-gás. O líquido sem comporta como se estivesse coberto por uma membrana elástica, sob tensão, com tendência de se contrair (assumindo área mínima). Isso acontece porque as forças coesivas atuantes sobre cada molécula de água são diferentes se a molécula encontra-se no seio do líquido ou na superfície (Reichardt, 1985).
A tensão superficial é então a medida da resistência àformação da membrana
elástica que se forma em uma interface líquido-gás. Ela depende da temperatura: geralmente decresce com seu aumento.
O decréscimo da tensão superficial é ainda acompanhado por um aumento de pressão de vapor. Substâncias dissolvidas na água acarretam variações na tensão superficial em ambas as direções.
Essas moléculas “surfatantes” apresentam uma cabeça hidrofílica(“polar”) e uma cauda hidrófoba (“não polar”), e se orientam na superfície da água com as cabeças polares imersas na solução e a cauda não polar para fora. Tais moléculas são freqüentemente adicionadas aos fungicidas e herbicidas nas pulverizações para ajudar a penetração das soluções através dos estômatos (Sutcliffe, 1980).

3.

4. Calor Específico da água

Essa propriedade é extremamenteimportante, pois possibilita que a água se mantenha no estado liquido a temperaturas compatíveis com a vida.
O calor especifico refere-se a quantidade de energia calórica requerida por uma substância para que ocorra um dado aumento da temperatura. O calor especifico da água é de 1 caloria por grama por grau centígrado maior do que qualquer outra substância com exceção da amônia liquida que é,...
tracking img