Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Muscular

Introdução
O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 a 50% do pesototal de uma pessoa. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubodigestório, promover a circulação do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar...
A nossa capacidade de locomoção dependem da ação conjunta de ossos, articulações e músculo, sob aregulação do sistema nervoso.
 Tipos de músculos
No corpo humano, existem músculos grandes, como os da coxa, e músculos pequenos, como certos músculos da face. Eles podem ser arredondados (osorbiculares dos olhos, por exemplo); planos (os do crânio, entre outros); ou fusiformes (como os do braço).
Mas, de maneira geral, podemos reconhecer três tipos de músculo no corpo humano:
* Músculo nãoestriado (músculo liso);
* Músculo estriado esquelético;
* Músculo estriado cardíaco.
*
*
Os músculos não estriados (músculo liso ) têm contração lenta e involuntária, isto é, osmovimentos por eles gerados ocorrem independentemente da nossa vontade
Os músculos estriados esqueléticos fixam-se aos ossos geralmente por meio de cordões fibrosos, chamados tendões. Possuem contraçãovigorosa e voluntária, isto é, seus movimentos obedecem a nossa vontade. Exemplos: os músculos das pernas, dos pés, dos braços e das mãos.
O músculo estriado cardíaco é o miocárdio, o músculo docoração, que promove os batimentos cardíacos. Sua contração é vigorosa e involuntária.
A fadiga muscular
Quando uma pessoa realiza um esforço muscular muito intenso, é comum ela ficar cansada e sentirdores na região muscular mais solicitada. É a fadiga muscular, que ocorre por causa do acúmulo de ácido lático no músculo.
Em situação de intensa atividade muscular, os músculos estriados...
tracking img