Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
(http://kekawerneck.blogspot.com.br/2011/09/estrutura-e-funcoes-da-linguagem.html) Estrutura e funções da Linguagem
A Linguagem pode ser considerada por meio de suas notas constitutivas, que estão ligadas à sua estrutura. Pode ser definida como padrão, ou sistema, universal, aquele que vale para qualquer linguagem; então, conjunto modelar do qual todas as linguagens derivam. É um padrão ou umsistema de signos; Mas, não só se perfaz por signos, uma vez que ela carrega um significado, que é seu conteúdo próprio expressado pelos signos.
Os lógicos tem o ideal de reduzir toda linguagem formal à uma natural, então todo significado é expresso por uma forma. W. questiona se no final toda linguagem é redutível à lógica ou se podemos ter outra região da linguagem que pudesse ser analítica; elecomeçou a analisar os contextos de uso.
Questionam se o significado semântico seria autônomo como seu uso. Começaram a perceber que a estrutura lógica da linguagem estabelece-se no uso e contexto. Portanto, a linguagem seria um jogo que se aprende jogando.
Sistema de signos
Os três tipos de signo, ícone, índice e símbolo nem sempre aparecem puros nas operações com signos. Um ícone pode aparecercomo um índice quando, por exemplo, o desenho de um homem aparece na porta do banheiro, indicando. É um um indício iconográfico. E podem haver vários tipos de combinação nessas operações com os três tipos de signos. O que se forma na mente do receptor do signo muitas vezes também não é algo puro em relação aos signos. Os ícones trazem na consciência das pessoas as intuições e sensações, sem apreocupação de analisar, definir ou concluir sobre eles. É o caso das pinturas e fotos. São responsáveis por um estado de espírito de contemplação, e em muitos casos, de revelações e descobertas. Os índices têm efeito contrário. Eles requerem de seu receptor um esforço no sentido de interegir com ele. Uma seta indica o caminho, mas o receptor tem que estar procurando o caminho, analisar em qualdireção a seta segue e estar disposto a percorrê-lo. Através do tipo de nuvem, ele deve fazer uma esforço para concluir se será uma chuva forte ou não. Os ícones levam o sujeito a intuir e descobrir coisas novas. Os índices apenas apontam para informações que já sabemos que existem através do que já vivenciamos ou do que outras pessoas nos contaram. A consciência simbólica é mais investigativa, quersaber o porquê dos objetos. Ela se vale da lógica das coisas. Enquanto o índice diz que vai chover, o símbolo se preocupa em saber quando e porquê choverá novamente. A consciência iconográfica opera a partir da analogia, a consciência indiciai serve para ajudar em operações, enquanto a simbólica se serve da lógica.

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/communication-media-studies/2014085-os-tr%C3%AAs-tipos-signos-na/

TIPOS DE LINGUAGEM

A linguagem não é algo separado da realidade, como o marfim de um elefante, que pode ser tirado e analisado até mesmo em laboratório. A linguagem faz parte, fundamentalmente, da nossa vida cotidiana e, como tal, sujeito a variações. Como tudo mais, porém, ela está implícita em leis naturais que regem seu vocabulário, seus significados regionaise de época, etc. Se quisermos que o estudo da linguagem nos preste alguma utilidade, este estudo deve estar estreitamente relacionado com os outros elementos fundamentais da estética, com nossos objetivos de inteligibilidade, quanto ao texto e seus leitores, e às regras gramaticais e vocabulário.

I - Linguagem Natural
As linguagens naturais são efetivamente criadas por seres vivos e sociais.Linguagens naturais não são originadas de comunicação entre duas entidades isoladas. Pelo contrário, uma linguagem natural é continuamente estabelecida e aperfeiçoada ao longo do processo construtivo e histórico da sociedade de organismos que a criou.
A língua portuguesa, a "dança" das abelhas, os cantos e gestos dos pássaros, os padrões de cores e aromas das plantas, e mesmo o simbolismo...
tracking img