Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fontes do Comportamento não-verbal

Existem três fontes do comportamento não-verbal, o primeiro deles tratam dos Programas neurológicos herdados, ou seja, próprios dos seres humanos. Já o segundotrata a parte das Experiências comuns a todos os membros da espécie, aquelas questões relacionadas, principalmente, com a demonstração de necessidades fisiológicas, que é independentemente da cultura.O último comportamento tratado é as Experiências de acordo com a cultura, classe social, família e individuo, este último grupo representa 80% dos sinais não-verbais, é dado esta estatística pelaclasse social a qual pertencemos.
A premissa básica da comunicação não verbal é que o individuo participa simultaneamente de duas dimensões: uma verbal, que lhe confere um estatuto psicolingüístico, eoutra não-verbal, que lhe confere um estatuto psicobiológico.
Comunicação verbal é um processo de exteriorização do ser social.

Classificação dos sinais não-verbais

Tudo aquilo que pode tersignificado para o emissor ou receptor, exceto as palavras por elas mesmas.
Paralinguagem - Qualquer som produzido pelo aparelho fonador que faça parte do sistema sonoro da língua usada.
Cinésica -Linguagem do corpo, seus movimentos, desde os gestos manuais, movimentos dos membros, maneios de cabeça, até as expressões mais sutis, como as faciais.
Proxêmica – Uso que o homem faz do espaço enquantoproduto cultural. O espaço entre os comunicadores pode indicar o tipo de relação que existe entre eles.
Características físicas – A própria forma e aparência de um corpo. Transmitem informações sobrefaixa etária, sexo, origem étnica e social, estado de saúde etc.
Fatores do meio ambiente – São à disposição dos objetos no espaço e as características do próprio espaço.
Tacêsica – Tudo aquilo queenvolve a comunicação tátil: pressão exercida, local onde se toca, idade e sexo dos comunicadores. Está relacionada também com o espaço pessoal, a cultura e as expectativas de relacionamento....
tracking img