Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – a) verdadeira
b) verdadeira
c) O desenvolvimento embrionário de um anfíbio assemelha-se mais ao desenvolvimento embrionário de outros vertebrados, como o peixe, do que o de mamíferos.
d) Para o estudo da evolução é importante analisarmos os fósseis, os órgãos vegetais, anatomia comparada e composição molecular.
e) verdadeira
f) Em uma comunidade, a diminuição temporária das populaçõesde plantas não afeta somente as populações de animais herbívoros como também os carnívoros (predadores) que não poderão comer e irão se prejudicar também.

2 – a) Sim, pois com o passar do tempo o cóccix desenvolveu em alguns animais mamíferos e não no ser humano.
b) Lamarck: justificaria que o ser humano não tem cauda porque nossos ancestrais eram descendentes de primatas, que possuíam cauda,mas não as utilizavam e por isso nosso cóccix não se desenvolveu.
Darwin: Por função do meio, alguns precisam viver em “terra firme” e a cauda foi inutilizada, o que reduziu ao cóccix.

3 – Irradiação adaptativa, pois eles não têm parentesco, mas desenvolveram nadadeira como um meio de sobrevivência.

4 – As bactérias não se tornam resistentes aos antibióticos. O que acontece é que numacolônia de bactéria algumas bactérias são resistentes ao medicamento. E o uso do antibiótico seleciona as resistentes, aí elas sobrevivem se multiplicam e as novas bactérias que vão surgindo já nascem com essa adaptação ao meio onde vive.

5 – Que os fósseis dos peixes que são encontrados no Brasil é porque com tempo vários peixes foram se instalando naquela região.

6 – Podemos concluir que oparentesco evolutivo entre esses primatas é que o genoma comparado foi separado assim, depois que ocorre o emparelhamento, esse grau de associação indica a assimilação do DNA, ou seja, eles são parecidos.

7 – Irradiação Adaptativa: os antepassados tinham essas características e conforme foram se separando e encontrando dificuldades, foi se desenvolvendo esses membros.

8 – a) Se não fosse Lamarck,os outros pesquisadores cientistas não iam ver se a teoria era verdadeira e não iriam pesquisar novas teorias e ter novas ideias.
b) “Teoria da Geração Espontânea”, “Uso e desuso”, Teoria das características adquiridas. Foi o fundador da biologia.
c) É a de Darwin, porque Lamarck não comparava a ideia de que a vida fosse gerada de formas espontâneas.

9 – C – Seleção natural, migração,recombinação.

11- a) Evolução.
b) Ver como essa espécie evoluiu e como que foi essa evolução.

12 – a) Sim, são espécies diferenciadas mas com funções iguais.
b) Não, pois não são da mesma espécie, nesse caso isso se chama Evolução Convergente, pois não tem nenhum parentesco, mas tem as mesmas características.
c) não.
d) não.
e) não.

13 – a) As bactérias capazes de sobreviver na cultura Bsurgiram através de mutação.
b) A diferença entre as curvas no intervalo X se deve ao fato de que, no início, as bactérias que não metabolizam a lactose morrem, promovendo a redução da população. As bactérias mutantes que metabolizam a lactose, no início em menor número, conseguem sobreviver no meio B e sua população aumenta, fato que pode ser observado após o intervalo X.

14: Os mosquitos daregião B mostram-se muito mais resistentes ao inseticida do que os da região A. Os mosquitos da região B ao contrário dos mosquitos da região A, já devem ter tido contato com o malation em período anterior ao experimento, o que desencadeou um processo de seleção artificial induzido pelo homem, tendo os mosquitos sensíveis já sido eliminados anteriormente. Desta forma, a maioria dos mosquitoscoletados na área B já possuíam resistência ao agrotóxico e se reproduziram sem problemas. A região B deve ser então, a região agrícola.

15 – B – Os peixes cegos são mais predados fora das cavernas que no interior delas.

16 – B – Os organismos que possuem a mutação PX representada pelos organismos I, II e III. O organismo II sofreu uma segunda mutação, não pertencendo mais a característica...
tracking img